24/07/2014

A ACCIONA Windpower firma um novo contrato de fornecimento no Brasil

As turbinas, de 3 MW de potência, serão destinadas ao Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, propriedade da empresa Atlantic. A AWP se encarregará também da operação e manutenção das turbinas durante 15 anos. A ACCIONA Windpower (AWP), filial do grupo ACCIONA dedicada ao desenho, fabricação e venda de aerogeneradores, assinou um contrato de fornecimento […]

As turbinas, de 3 MW de potência, serão destinadas ao Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, propriedade da empresa Atlantic.

A AWP se encarregará também da operação e manutenção das turbinas durante 15 anos.

A ACCIONA Windpower (AWP), filial do grupo ACCIONA dedicada ao desenho, fabricação e venda de aerogeneradores, assinou um contrato de fornecimento de aerogeradores no Brasil com a holding de geração de energias renováveis Atlantic Energias Renováveis, para um total de 153 MW.

O contrato prevê o fornecimento e montagem de 51 turbinas AW 125/3000, de 3 MW de potência e 125 metros de diâmetro de rotor, destinadas ao

Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Os aerogeradores – os de maior tamanho desenhados pela ACCIONA Windpower – serão instalados sobre torres de concreto de 120 metros de altura.

A empresa firmou também um contrato pelo qual se encarregará da operação e manutenção das turbinas por um prazo de 15 anos. A ACCIONA Windpower já conta com seis contratos de fornecimento no Brasil, com um total de 666 MW, convertendo o país no principal mercado da empresa para os aerogeradores de 3 MW.

Aerogerador altamente competitivo

“Os acordos com a Atlantic reforçam nosso posicionamento no Brasil e confirmam a especial adaptabilidade dos nossos aerogeneradores AW3000 de maior tamanho às características do potencial eólico do país”, indicou Christiano Forman, diretor da ACCIONA Windpower Brasil. “Contamos com uma máquina altamente competitiva e com recursos que a viabilizam para as mais diversas condições de vento”.

A ACCIONA Windpower cumpre com os requisitos de implantação local no Brasil definidos pela normativa Finame. Conta com uma planta em operação para a fabricação de cubos, que será complementada com uma fábrica de nacelles no quarto trimestre de 2014, ambas no Estado da Bahia, sendo os componentes principais do aerogerador, como as pás, além de outros componentes menores, fornecidos por empresas locais.

Informação corporativa

A ACCIONA Windpower desenha e fabrica aerogeradores de 1,5 MW e 3 MW de potência. Conta com plantas de montagem de aerogeradores – duas delas na Espanha e uma nos Estados Unidos, e uma quarta entrará em operação no Brasil no final de 2014. Além disso, conta com uma planta de fabricação de pás. Já fabricou ou possui pedidos de aerogeradores que somam um total de 4.463 MW, com pedidos adicionais que permitirão superar os 5.800 MW de potência, em mais de 100 parques eólicos em 18 países. É filial da ACCIONA Energía, operadora global líder em energias renováveis, com mais de 20 anos de experiência no setor e 10.000 MW instalados, em propriedade e para clientes.

Ambas empresas pertencem ao grupo ACCIONA, uma das principais corporações espanholas, que opera nas áreas de infraestruturas, energia, água e serviços em mais de 30 países. Seu lema “Pioneiros no desenvolvimento e sustentabilidade” reflete o compromisso em todas suas atividades de contribuir com o crescimento econômico, o progresso social e a proteção do meio ambiente, um compromisso reconhecido por sua participação nos índices de sustentabilidade Dow Jones (DJSI) e FTSE4Good. A ACCIONA tem suas ações cotadas no índice Ibex-35, conta com um quadro de aproximadamente 34.000 profissionais e alcançou vendas 6.607 milhões de euros em 2013.

www.acciona.es