02/09/2016

Actis passa a ser única acionista da Atlantic Energias Renováveis

Fundo de investimento britânico adquiriu totalidade de ações da empresa

A Actis, gestora britânica de private equity focada em mercados emergentes, realizou um importante investimento no setor ao adquirir a totalidade de ações da Atlantic em julho. O Fundo, que investe na empresa desde 2013, consolidou sua posição na companhia por meio da aquisição dos 40% das ações detidos por acionistas minoritários, passando a contar com a totalidade das ações de emissão da Atlantic.

“Assumimos um compromisso de implantar os projetos eólicos que estavam em nossos planos de negócios e, apesar da crise financeira pela qual o País está passando, acreditamos na recuperação do cenário econômico nacional”, ressalta o diretor de energia da Actis para o Brasil, Sérgio Brandão.

Nos últimos dez anos o Brasil investiu US$ 28 bilhões em energia eólica e, só em 2016, a geração eólica cresceu 53%. Dados como esses reforçam que o país já assimilou a urgência de diversificar a matriz energética para seu desenvolvimento sustentável. Atualmente, o Brasil é o quarto país que mais investe em eólicas no mundo, atrás apenas de China, Alemanha e Estados Unidos.

De acordo com o atual Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE2023), do Ministério de Minas e Energia, a capacidade instalada eólica brasileira chegará a 22,4 GW em 2023, com expansão média anual de 2 GW – a estimativa é que o valor represente 11,7% de toda a energia a ser gerada no Brasil.