09/04/2014

Aneel: fórum debate projeto básico e autorização de PCH’s

Evento acontece no dia 24 de abril A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá, no próximo dia 24 de abril, fórum para debater os aspectos legais e regulatórios que orientam os processos de realização de projeto básico e autorização de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) no sistema elétrico brasileiro. Com cerca de 4500 megawatts (MW) […]

Evento acontece no dia 24 de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá, no próximo dia 24 de abril, fórum para debater os aspectos legais e regulatórios que orientam os processos de realização de projeto básico e autorização de pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) no sistema elétrico brasileiro.

Com cerca de 4500 megawatts (MW) de potência instalada e 2200 MWmédios de geração no ano de 2013, as PCH’s representam uma fonte de energia renovável importante ao atendimento da demanda de energia no Brasil.

Os procedimentos para registro, elaboração, aceite, análise, seleção e aprovação de projetos básicos de aproveitamentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas, bem como aqueles relacionados à sua outorga de autorização, foram amplamente debatidos com a sociedade e constam na Resolução Normativa nº 343/2008. Essa resolução trouxe importantes avanços aos procedimentos de outorga desse tipo de fonte. A norma incentiva o desenvolvimento de novos estudos de inventário mediante a implementação do direito de preferência à parcela do potencial inventariado.

Este evento destina-se a debater os avanços e oportunidades de aprimoramento às normas que regem a exploração de PCH’s com seu público alvo, composto de projetistas, investidores, órgãos ambientais e associações de classe.

A programação será divulgada nos próximos dias pela Aneel.

*Matéria atualizada às 14h04 para atualizar a mudança na data do evento, efetuada pela Aneel