03/06/2019

Atlantic apoia projeto social de impacto mundial

Iniciativa faz parte da Global Shapers Hub Curitiba

A Atlantic acaba de abraçar o projeto Observatório Social, iniciativa do Global Shapers Hub, sediado em Curitiba-PR, cujo objetivo é dar voz a jovens protagonistas nas discussões do futuro do planeta. A Global Shapers Community foi criada pelo professor, economista e fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), Klaus Schwab, em 2011.

Atualmente, já são mais de 500 hubs ao redor do mundo. Cada unidade possui autonomia para desenvolver projetos ligados a temáticas do FEM que sejam necessários e pertinentes à sua comunidade local. No Brasil, está presente em 11 cidades.

O Hub Curitiba conta com aproximadamente 20 membros de múltiplas áreas, como: Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Energias Renováveis, Educação Transformadora, Criminologia, Economia, Inclusão de PCDs, Autoconhecimento, Eventos, Diversidade, Saneamento, Relações Internacionais, entre outras.

Além de incentivar e apoiar, o papel da Atlantic é também auxiliar o Global Shapers Hub Curitiba na estruturação do Observatório Social, com a intenção de torná-lo um verdadeiro catalisador de mudanças. Com isso será possível:

  • Acompanhar constantemente comunidades vulneráveis e identificar de iniciativas oriundas da própria comunidade ou não que necessitem de apoio e transformação;
  • Conectar iniciativas do Hub com a comunidade;
  • Conectar iniciativas dos Shapers que podem ser aplicadas na comunidade;
  • Apoiar iniciativas, projetos e lideranças para profissionalizar o terceiro setor;
  • Elaborar indicadores para monitorar a evolução do projeto social acompanhado;
  • Promover ações de voluntariado empresarial;
  • Estruturar editais e processos para que empresas possam financiar projetos sociais;
  • Advocacy para influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos.

O primeiro passo foi dado, e os resultados esperados só tendem a ser positivos. Trata-se de mais uma prova da força da convergência de ideias e objetivos como essencial para a construção de um futuro com mais oportunidades, diálogo e crescimento social.