21/05/2018

Atlantic apresenta estudo em uma das maiores feiras eólicas do mundo

Foco na influência de fenômenos naturais na geração de energia

Profissionais de todas os setores ligados à energia renovável se reuniram de 7 a 10 de maio, em Chicago, para uma das feiras mais importantes da área no mundo: a AWEA Windpower 2018. A Atlantic Energias Renováveis esteve presente para compartilhar experiências e conhecimento com outros players do mercado.

Mônica Nassar Machuca, engenheira da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento, apresentou um artigo sobre as tendências climáticas do nordeste brasileiro e falou sobre a importância de conhecer o comportamento dos ventos da região para conquistar maior eficiência na geração eólica. O Complexo Eólico Morrinhos, localizado no município de Campo Formoso, na Bahia, foi foco de seu estudo.

A mestranda em Engenharia Mecânica usou como base análises de fenômenos como o El Niño/Oscilação Sul (ENOS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Em sua apresentação, Mônica ressaltou que fenômenos desse tipo apresentam certa previsibilidade e conhecer sua influência é fundamental para prever a tendência dos ventos e a geração eólica dos meses seguintes.

A engenheira avaliou a importância da participação da empresa neste tipo de evento. “É muito bom para nós, e para a área de Pesquisa & Desenvolvimento, estar em constante atualização sobre as novidades do mercado, além de ter contato com diversas empresas e investidores”. Mônica também ressaltou que divulgar o projeto da companhia aumenta a interação entre a área de pesquisa e a indústria.

Inovar é um dos focos da Atlantic e a área de Pesquisa & Desenvolvimento, criada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma prova disso. Assim a empresa continua sua constante busca pela eficiência visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do país.

Confira fotos do evento: