23/03/2020

Atlantic comemora Dia Mundial da Água e reafirma compromisso com recurso

Data propõe reflexão sobre hábitos e consumo

Dia Mundial da Água

Fonte de energia vital, a água é o maior patrimônio do nosso planeta, por isso, em 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água. Institucionalizada pela ONU em 1992, a data marca a criação da “Declaração Universal dos Direitos da Água”, texto que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes a respeito do uso de água. Além disso a ONU criou em 2000 os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, cartilha com diversas metas a serem cumpridas até 2030 afim de trazer mais sustentabilidade para a Terra.

A Atlantic Energias Renováveis vem seguindo esta agenda e faz sua parte a respeito do sexto objetivo: “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos” priorizando o uso sustentável e também investindo em projetos sobre o tema. Umas das iniciativas que demonstra a preocupação é o Programa de Saneamento Rural, que beneficia comunidades vizinhas ao complexo Morrinhos, em Campo Formoso.

Desde 2018, a companhia tem instalado sistemas de ecofossa e composteiras na região. O objetivo da ação é  levar saneamento e, com isso, maior qualidade de vida para os residentes. Ao todo foram 300 sistemas de ecofossa e 177 composteiras entregues, beneficiando mais de 23 comunidades.

“A água saía suja e a gente não utilizava para nada. Agora, tudo o que você planta sai”, celebra o morador de Queimada da Laje, Edeflausio Santo, que utiliza a água reaproveitada em suas plantações e, assim como os demais produtores rurais beneficiados, já usufrui do aumento de sua renda familiar.

A compostagem caseira reduz cerca de 50% dos resíduos destinados aos aterros. Somada essa técnica ao tratamento de esgotos, a iniciativa da Atlantic beneficia, além dos moradores da zona rural,  a preservação dos recursos hídricos do planeta.