17/02/2017

Atlantic conquista Certificação de Energia Renovável e confirma eficiência em desenvolvimento sustentável

Certificação promove o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas com alto desempenho ambiental, social e econômico

A Atlantic Energias Renováveis conquistou a Certificação de Energia Renovável para seus empreendimentos eólicos em operação no Rio Grande do Norte (Eurus II e Renascença V) e na Bahia (Complexo Eólico Morrinhos).

O Programa de Certificação de Energia Renovável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Geração de Energia Eólica (Abragel), da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade.

Para José Roberto de Moraes, CEO da Atlantic, trata-se de um marco para a companhia. ”A certificação reforça nosso ideal de investimento em empreendimentos que utilizam fontes renováveis de energia com alto desempenho ambiental, social e econômico”. Para comprovar o compromisso com a sustentabilidade, as atividades da Atlantic em cada parque foram auditadas pela ABS Quality Evaluations.

“Parabéns à Atlantic que inova ao certificar seus parques eólicos. O REC, Certificado de Energia Renovável, surge no Brasil para fazer a ligação entre o gerador e o consumidor de energia. Empresas de qualquer porte e até o consumidor em sua residência podem obter energia de fontes renováveis e sustentáveis”, declara Fernando Giachini Lopes, diretor-presidente do Instituto Totum.

“Acreditamos que a certificação cria um nicho de mercado no país. Não estamos falando mais de energia elétrica somente, e sim de um produto com alto valor agregado de sustentabilidade e de redução de emissão de CO2. O selo gera valor ao produto ou serviço que o adquiriu”, diz Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

Atlantic cria o Ciclo AmbientAR
Com a certificação de 100% dos Parques Eólicos Eurus II, Renascença V e do Complexo Eólico de Morrinhos, a empresa gerou mais de um milhão de megawatts-hora (MWh) de energia nos parques certificados. Isso significa que, além de oferecer um produto socioambientalmente aprovado, pode repassar essa credibilidade a outras empresas por meio dos Certificados de Energia Renovável (REC).

A partir dessa ideia, a Atlantic criou o Ciclo AmbientAR, que, de forma pioneira, vai repassar parte do valor adquirido com os certificados vendidos para beneficiar as comunidades que vivem ao redor dos Parques Eólicos. Uma comprovação da preocupação social da empresa. O ciclo também visa agregar valor a produtos e serviços das empresas compradoras dos certificados, além de estimular o mercado de energia limpa.

Saiba mais sobre o Ciclo AmbientAR