01/10/2018

Atlantic fecha contrato recorde de mais de 8.000.000 de I-RECs

Conquista comprova eficiência da área Comercializadora da empresa

A Atlantic Energias Renováveis negociou em setembro a venda de mais de 8 milhões de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) para uma companhia de destaque mundial no setor de comunicação. Trata-se do maior contrato de I-RECs já realizado no Brasil. Em uma disputa  acirrada no Leilão Inglês, realizado pela própria empresa de comunicação, a Atlantic superou os demais participantes e assinou o contrato de fornecimento de certificados com duração de 6 anos, de 2018 a 2023. Em 2018, o acordo prevê mais de 1 milhão de I-RECs. Nos próximos 5 anos, serão mais de 7,2 milhões de certificados.

O contrato de longo prazo foi a primeira grande conquista da Comercializadora da Atlantic, outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em agosto para atuar como Agente Comercializador de Energia Elétrica no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Atualmente, cerca de 11 empresas estão autorizadas a vender I-RECs no Brasil. A Atlantic é uma das companhias mais importantes com capacidade de comercializar grandes volumes de certificados.

“O mercado de comercialização está cada vez mais atento quando se trata de desenvolvimento sustentável. Agora, agentes do setor têm oportunidade de fazer escolhas de maneira mais responsável ao consumir energia elétrica de fontes renováveis e ainda contribuem para a restauração do meio ambiente”, conta a Gerente de Comercialização de Energia da Atlantic, Ana Carolina Molina. “A aquisição de I-RECs mostra uma crescente preocupação com essas questões, além de agregar um enorme valor às marcas”.

Em julho, a Atlantic já havia negociado a venda de aproximadamente 43.100 certificados para outras duas empresas, com formatos de fornecimento diferentes escolhidos pelos clientes – um optou por receber os I-RECs mensalmente durante três anos; o outro preferiu uma única entrega em 2019.

Todo o processo é operado pela Comercializadora de Energia da Atlantic, que desde a sua criação segue a tendência de boas práticas do mercado de energia gerada a partir de fontes limpas. “Esse resultado positivo é fruto de um trabalho que começou antes mesmo da outorga da ANEEL. Os desafios são enormes, mas temos um produto com alto valor agregado de sustentabilidade. Isso promove uma maior procura do mercado por nossa área”, afirma Molina.

Contribuição com projetos socioambientais

De forma pioneira no setor, a Atlantic doa parte do dinheiro arrecadado com a venda dos Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) para ações sociais em comunidades vizinhas aos seus empreendimentos eólicos. Essa iniciativa faz parte do Ciclo AmbientAR, que soma esforços da empresa e das comunidades na construção de um mundo mais sustentável e igualitário.