29/01/2020

Atlantic lidera emissões de I-RECs no Brasil

Resultado mostra alta performance dos empreendimentos

Em se tratando de comercialização de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs), a Atlantic Energias Renováveis é reconhecida como pioneira nesse mercado. Foi uma das primeiras companhias do país a garantir a certificação I-REC Brasil em seus empreendimentos. 

Atualmente, a Atlantic possui 28 usinas eólicas certificadas e, somente em 2019, emitiu aproximadamente 1.6 milhão de I-RECs. Destes, mais de 1.2 milhão de certificados foram vendidos no mesmo ano, gerando uma receita bruta próxima a 1.5 milhão de reais, com lucro líquido em torno de 700 mil reais. Os dados constam no relatório de novembro da Comercializadora de Energia da empresa. 

O consumo de energia proveniente de fontes comprovadamente renováveis se tornou imprescindível no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto Totum, órgão responsável pela emissão local de REC no país, o número de projetos aptos a emitirem I-RECs no Brasil mais que dobrou de 2018 a 2019, passando de 50 para 106 usinas. 

Ao todo, cerca de 2.1 milhões de I-RECs foram gerados no território nacional no ano passado, dado que mostra participação da Atlantic em mais da metade das emissões. Com isso, a empresa lidera o ranking das maiores geradoras de I-RECs no país em 2019, emitindo 5 vezes mais do que a segunda colocada, que gerou cerca de 200.000 certificados.

Com crescimento vertiginoso no mercado de comercialização de I-RECs no país, a Atlantic conquista posição relevante como líder em quantidade de energia em planta e também em número de I-RECs emitidos. Tal patamar foi construído em função da excelente performance e qualidade dos seus empreendimentos em operação.