10/07/2017

Atlantic promove ação sustentável para alunos de escola em Santa Vitória do Palmar

Iniciativa do Programa de Educação Ambiental (PEA) estimula alimentação saudável, agricultura orgânica e propagação de ideias verdes

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em junho, alunos da Escola Municipal Professor Oscar Machado, em Santa Vitória do Palmar (RS), aprenderam a construir uma horta orgânica e participaram de palestra voltada à alimentação saudável em ação do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Com supervisão de colaboradores da Atlantic Energias Renováveis e execução da Napeia Consultoria e Projetos, cerca de vinte alunos do ensino fundamental aprenderam as etapas de construção da horta – desde a preparação do terreno e o plantio de sementes, até a aplicação de técnicas de colheita e manutenção da horta.

Em contato com a terra, as crianças foram encorajadas a ampliar os canteiros da escola e a colocar em prática os aprendizados adquiridos sobre agricultura orgânica e sustentabilidade. Como resultado, os alimentos plantados e colhidos poderão ir diretamente da horta à cantina da escola.

A ação incentivou, também, a disseminação de ideias verdes. Em palestra, os alunos descobriram “a importância do manejo correto de resíduos sólidos, reciclagem, reuso de materiais recicláveis, cuidados com as águas, ar, mata nativa, economia de energia e água”, conta o Analista Ambiental Jardel Cocconi, um dos responsáveis pela ação.

No final do evento foram sorteados regadores de plantas para que os alunos possam aplicar o conhecimento obtido em suas casas, utilizando a agricultura orgânica em prol da comunidade local. “Nesse âmbito, está se quebrando um modelo tão oneroso e, por vezes, defasado, de uma agricultura com pilares na aplicação de agrotóxicos, uso de químicos diversos, genética de sementes (GMOs) e manejo mecanizado do solo”, afirma o Engenheiro Agrônomo Anderson Gauer, colaborador da Napeia.

Essa é a terceira ação de educação ambiental realizada na Escola Municipal Professor Oscar Machado pelo Programa Educação Ambiental (PEA), promovido pela Atlantic Energias Renováveis, com a finalidade de difundir conhecimento, criar valores e tornar possíveis mudanças de comportamento voltadas às boas práticas com o meio ambiente.

Confira as fotos da ação: