25/05/2017

Atlantic promove oficina de audiovisual para comunidades de Campo Formoso

Programa Educomunicação ensina técnicas de fotografia e vídeo com intuito de ampliar as formas de expressão dos moradores da região

O programa de oficinas Educomunicação é um projeto da Atlantic Energias Renováveis que tem como foco levar às comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Morrinhos, em Campo Formoso (BA), aulas que mesclam educação e comunicação. É uma maneira de ampliar ações voltadas à cidadania, o que inclui a melhora na qualidade de vida e ampliação das formas de expressão dos moradores das comunidades.

Para a construção da programação das oficinas foram realizadas visitas a lideranças das comunidades que compõem a área de influência direta do Complexo. Além disso, foram elaborados pequenos vídeos com explicações do conceito “Educomunicação”, compartilhados nas mídias sociais e no programa de rádio Ao Som do Vento.

A primeira oficina Educomunicação teve como principal tema o audiovisual. A ideia foi a de aproximar os participantes das tecnologias disponíveis na sua realidade local (celular ou câmera) para práticas educomunicativas alinhadas à produção de fotos e vídeos. Lideradas por um profissional da área, a oficina incluiu dinâmicas em grupo, elaboração de roteiro, gravações, edição de vídeo e por fim produção de vídeos.

Mas o trabalho socioambiental da Atlantic não para por aí. Outras duas oficinas de Educomunicação acontecerão nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente nas comunidades de Poços e Fazenda Quina. Na primeira oficina, será realizado um documentário de um grupo de teatro local, que ajudará a aumentar as possibilidades de geração de renda dos jovens, responsáveis pela Companhia Arte em Cena. Na segunda, haverá atividades com participação de todos os moradores locais.

As oficinas Educomunicação fazem parte das demandas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e estão alinhadas ao Plano de Comunicação Social (PCS) vinculado ao licenciamento ambiental do Complexo Eólico Morrinhos.