18/04/2017

Atlantic realiza Encontro de Oportunidades de Negócios para implantação de Complexo Eólico no Piauí

Evento em Teresina contou com a participação do Governador do Estado e teve a presença de empreendedores locais

A Atlantic Energias Renováveis, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, realizou nesta terça-feira, 18, o Workshop Encontro de Oportunidades de Negócios, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. O evento contou com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias, do CEO da Atlantic, José Roberto de Moraes, do prefeito de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, e de empreendedores locais dispostos a contribuir com a implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, no município de Lagoa do Barro (PI), um trabalho conjunto da Atlantic, Nordex Acciona, WEG e Cortez Engenharia.

“Estamos aqui para integrar as oportunidades que um empreendimento como esse gera. O Complexo Eólico Lagoa do Barro é hoje um empreendimento do estado do Piauí. Temos certeza que esse é o primeiro passo para o desenvolvimento da região, um investimento como o da Atlantic atrairá muitos outros”, afirma Wellington Dias.

“Além de fortalecer a produção de energia renovável na região, o investimento aquece a economia e melhora a vida dos moradores de Lagoa do Barro do Piauí. O empreendimento impacta diretamente a arrecadação do município e estimula a contratação de fornecedores locais, trazendo ainda mais benefícios para a região e para o estado”, conta José Roberto de Moraes.

Dentre as principais oportunidades de negócios para fornecedores locais estão os postos de combustível, clínicas médicas, pousadas, restaurantes, serviços de engenharia, entre outros. “Teremos para esse empreendimento as mais modernas turbinas do mundo. Acreditamos que esse é o primeiro de muitos outros investimentos que a região vai receber. Somente a Nordex Acciona estima um investimento de 25 milhões de reais em contratação de materiais com fornecedores locais, sem contar a contratação de serviços”, diz Julio Pinheiro, Diretor de Compras da Nordex Acciona.

Durante o encontro, André Vaz Tostes, Analista de Projetos da Atlantic, realizou a apresentação técnica e apresentou detalhes do empreendimento e dos critérios de contratação dos fornecedores. Para fazer o cadastro, os fornecedores devem: ter empresa constituída e regularizada nos órgãos competentes, ter contrato com os parceiros Nordex Acciona, WEG e Cortez Engenharia, atender os critérios do Código de Ética da Atlantic, atender os requisitos de Segurança do Trabalho e atender todos os procedimentos do Manual de Diretrizes de Meio Ambiente. O envio de currículos e catálogos deve ser feito no endereço projetoldb@atlanticenergias.com.br.

Complexo Eólico Lagoa do Barro

Localizado a 580 km de Teresina, o empreendimento contará com 65 aerogeradores, que, juntos, terão 195 MW (megawatts) de capacidade instalada. O projeto contará com oito parques eólicos distribuídos em uma área de 2.854 hectares. O projeto Complexo Eólico Lagoa do Barri coloca o Piauí como um dos grandes produtores de energia eólica do Brasil. Somados, os investimentos na construção da fábrica e na instalação das torres para produção de energia chegam a quase R$ 3,2 bilhões. A previsão de início das operações é para o 2º semestre de 2018.

Confira fotos do evento: