17/04/2018

Atleta do Gladiadores chega às eliminatórias para Mundial

Wirzma Júnior defendeu a seleção brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas

De Curitiba para o mundo. Gilson Dias Wirzma Júnior, atleta do Gladiadores Quad Rugby, time apoiado pela Atlantic, embarcou no início de abril com a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas para a cidade de Nottwil, na Suíça, para participar do World Championship Qualification Tournament (Torneio de Qualificação do Campeonato Mundial). Essa foi a primeira vez que a equipe verde e amarela competiu por uma vaga do maior campeonato da categoria.

Entre os dias 4 e 8 de abril, a comuna da Suíça, região que possui menos de 3 mil habitantes, recebeu oito seleções para disputar vagas para o Wheelchair Rugby World Championships (Mundial de Rugby em Cadeira de Rodas), que acontecerá em agosto, na Austrália. Alemanha, Colômbia, Polônia, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Irlanda, Brasil e a equipe da casa lutaram pelas quatro melhores colocações, que garantiram o carimbo no passaporte para o Mundial de Rugby

A seleção brasileira venceu seu primeiro adversário, a Coréia do Sul, de 54 a 46. Mas depois sofreu duas derrotas seguidas: a primeira contra a Irlanda, de 55 a 47, e a segunda contra a Nova Zelândia, de 58 a 49.

Na luta pelo 5º lugar, o Brasil venceu a Alemanha de 52 a 51, e novamente se mostrou superior à Coreia do Sul ao vencer a equipe por 46 a 42. A seleção da Irlanda foi a grande campeã do Torneio de Qualificação do Campeonato Mundial, derrotando a Nova Zelândia, que ficou em 2º lugar. As duas vagas restantes para o Mundial foram conquistadas pela Polônia e Colômbia, respectivamente.

“Jogamos com grandes equipes do cenário internacional e foi um enorme aprendizado para as próximas oportunidades”, conta Carlos Kamarowski Jr., Coordenador de Comunicação e Projetos da Gladiadores. Ele e o técnico do time, Marcelo Martins, se mostraram satisfeitos com as barreiras vencidas pela seleção durante o torneio.

Agora, a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeiras de Rodas se prepara para disputar os  Jogos Parapan-Americanos 2019, que serão realizados em Lima, no Peru. A edição contará com 1.850 atletas de todo o mundo em 17 modalidades. Nesta competição, o Brasil terá oportunidade de garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020. Torcida não falta.