13/08/2018

Brazil Windpower 2018 debate futuro da energia eólica

Profissionais da Atlantic participam da maior feira do setor na América Latina

Engajada nas tendências do mercado, a Atlantic Energias Renováveis marcou presença no maior evento de energia eólica da América Latina, o Brazil Windpower 2018, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro. Por meio de debates, a empresa mostrou como tecnologia e inovação interferem na geração a partir de fontes renováveis.

“Foi uma excelente oportunidade para a empresa mostrar ao mercado todo seu portfólio de negócios e investimentos futuros no Brasil”, conta o Gerente de O&M, Hudson de Souza. Ele também destaca a importância do evento para reforçar o desenvolvimento das áreas de Operação & Manutenção, Pesquisa & Desenvolvimento e Comercialização da companhia.

No painel O Avanço da energia eólica e os desafios dos centros de operação do sistema, Hudson mostrou como o monitoramento dos ativos da empresa, realizado à distância em tempo real, eleva o ganho de performance dos equipamentos e garante uma operação mais segura. Em relação ao centro de operação do futuro, o gerente acredita que cada vez mais a inteligência analítica vai contribuir para a tomada de decisão do operador.

Na plenária Novas Tecnologias e P&D, Isadora Coimbra, pesquisadora da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Atlantic, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), apresentou seu estudo sobre velocidades atípicas dos ventos do Complexo Eólico Morrinhos, na Bahia. Seu estudo promove o fornecimento de previsões mais precisas, com menores chances de erros.

“Temos muitos lugares a serem explorados no Brasil, tanto onshore quanto offshore, mas o grande gargalo é a falta de previsão das velocidades do vento e da geração eólica”, conta a engenheira mecânica. Para ela, uma área de P&D própria supre a necessidade da Atlantic em possuir informações precisas para seu desenvolvimento, além de se posicionar na vanguarda do conhecimento.

Confira fotos do evento:

E assista ao vídeo!