02/08/2018

Campanha interna lança desafio sustentável e engaja colaboradores

Objetivo é a redução no consumo de plástico

Na Atlantic Energias Renováveis, a preocupação socioambiental permeia todas as ações. Está presente tanto nos projetos eólicos quanto no cotidiano dos colaboradores dos empreendimentos e da sede, em Curitiba-PR.

Prova disso foi a Campanha Mundo Sem Plástico, que aconteceu no mês de junho. Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa lançou um desafio aos seus profissionais: recusar o uso de objetos plásticos como canudos, sacolas, copos, garrafinhas.

Esses itens tão presentes em nosso dia a dia podem causar dano irreversível à natureza. Sua decomposição pode demorar mais de 100 anos e, mesmo assim, será parcial, restando ainda os microplásticos. Isso acontece porque seus componentes são muito complexos para o meio ambiente. E queimá-los não é uma boa alternativa por conta da emissão de gases tóxicos.

Durante a campanha, a empresa levou informação sobre os danos globais do uso do material e fez a sua parte. Eliminou os copos de plástico e adotou canecas de cerâmica, substituiu as sacolas de mercado por caixas, cessou a aquisição de refrigerantes, sucos ou chás em garrafas plásticas e comprou mais talheres duráveis para eliminar os descartáveis.

Todos seguiram o exemplo. “Aprendi a dar preferência a itens reutilizáveis ao invés de itens plásticos e a reutilizar alguns que eram facilmente descartados”, declara a engenheira civil Tamires Graff Dubiella.

“Sinto que, com o que eu faço hoje, contribuo para que as próximas gerações possam viver em um planeta mais equilibrado, garantindo uma boa qualidade de vida”, afirma Carolina Costa Pinto, profissional da área financeira da companhia.

Ao final da campanha, todos receberam squeezes e ecobags para auxiliar na nova atitude de vida. Mais que isso, reforçaram a consciência de que é possível mudar o mundo para melhor se cada um fizer sua parte.

“Eu já me desafio há alguns anos e é ilusão pensar que é uma tarefa fácil. Hoje, o uso intenso do plástico é ligado à comodidade e, mesmo com várias alternativas, é preciso uma dose extra de força de vontade”, reforça Mayara Luiza Paiva, da área de Sustentabilidade.

O #DesafioSustentável tinha validade de um mês, mas os resultados foram tão surpreendentes na mudança de hábitos das pessoas, que, certamente, terão efeitos duradouros.

“A Atlantic está em um grupo seleto de empresas que tiram as ideias do papel. Ser protagonista na execução dessas campanhas é uma satisfação imensa, pois acredito que podemos contribuir para o desenvolvimento socioambiental através dessas ações corporativas que nos fazem engajar também no âmbito pessoal”, conta Hudson de Souza e Silva, da área de Operação e Manutenção.

Faça sua parte e junte-se à Atlantic na conquista ativa de um mundo mais sustentável.