22/01/2018

Complexo Eólico do RS conquista certificação Internacional

Empreendimento da Atlantic é o primeiro da região Sul a receber o I-REC

Inaugurado em outubro de 2017, o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, é o maior empreendimento da Atlantic Energias Renováveis. E com menos de três meses de operação comercial plena, conquistou a Certificação Internacional de Energia Renovável (I-REC). Agora, seus 12 parques estão habilitados para emissão de 581.400 certificados.

O Programa de Certificação Internacional de Energia Renovável é uma iniciativa do I-REC Services e amplia as possibilidades dos usuários de eletricidade, que podem optar pela energia renovável em qualquer lugar do mundo de forma consciente e com base em evidências. No Brasil, o emissor local é o Instituto Totum, em parceria com a Associação Brasileira de Geração de Energia Eólica (Abragel) e Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A iniciativa também recebe apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL)

Para José Roberto de Moraes, CEO da Atlantic, a nova conquista comprova a alma sustentável da empresa. “Além de produzir energia limpa e certificada, nós compartilhamos sustentabilidade e ajudamos empresas do Brasil e de outros países a ganhar Certificados Internacionais de Energia Renovável”. Ele também ressalta que “o I-REC contribui com o ambiente, agrega valor à marca e promove o crescimento do mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade”.

A Atlantic possui outros três empreendimentos eólicos com a chancela de sustentabilidade validada pelo I-REC: Parques Eólicos Eurus II e Renascença V, no Rio Grande do Norte, e Complexo Eólico Morrinhos, na Bahia − o que representa mais de um milhão e meio de megawatts-hora (MWh) de energia certificada e o mesmo volume de certificados passíveis de comercialização.

A partir da certificação de suas operações, a Atlantic criou o Ciclo AmbientAR , que investe parte do valor adquirido com os certificados vendidos em benefício das comunidades que vivem ao redor dos seus parques. Esses fatores reforçam o compromisso socioambiental da empresa.