06/04/2018

Complexo Eólico Lagoa do Barro ganha fábrica de torres

Estrutura inovadora gera otimização das obras

Primeiro empreendimento da Atlantic no Piauí, o Complexo Eólico Lagoa do Barro  agora já dispõe de uma fábrica de torres. A empresa foi inaugurada nesta sexta-feira, 6  de abril, e se dedicará à produção de 1.500 componentes de concreto que irão sustentar 65 aerogeradores, responsáveis por transformar fortes ventos em energia elétrica.

Com área de 7 hectares, a fábrica está localizada dentro do complexo, fator que contribui para redução de riscos e de prazos de entrega do empreendimento. Também “garante o monitoramento constante da produção, favorecendo o controle sobre todas as áreas que influenciam no andamento das construções”, acrescenta o gerente de obras, Armando Barros. Essa estratégia foi moldada a partir do êxito obtido pelo Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, origem da estrutura da fábrica de torres.

Cerca de 300 profissionais altamente qualificados estão envolvidos diretamente na construção das torres de 300 toneladas. Após edificadas, as estruturas de concreto sustentarão aerogeradores do modelo AW3000, considerados os mais potentes do Brasil. Para maior aproveitamento dos ventos, cada aerogerador terá 3 megawatts (MW) de capacidade, 120 metros de altura e rotor de 125 metros de diâmetro. Juntos, serão responsáveis pela produção de 195 MW de energia renovável.

Implantado de forma ágil com planejamento e estratégias inovadoras o Complexo Eólico Lagoa do Barro dá mais um grande passo para entrar em plena operação comercial no segundo semestre de 2018!

A seguir, confira foto da fábrica de torres: