18/08/2017

Complexo Eólico Lagoa do Barro inicia implantação da fábrica de componentes

Primeiro empreendimento da empresa no estado do Piauí contará com 65 aerogeradores

As obras do novo empreendimento da Atlantic no Piauí, o Complexo Eólico Lagoa do Barro, continuam em andamento. No mês passado foram concluídas as atividades de terraplenagem, estima-se o início da implantação da fábrica de torres, responsável por produzir as peças de concreto que formam as estruturas dos aerogeradores,  ocorra nos próximos meses.

Em pleno funcionamento, o Complexo Eólico Lagoa do Barro contará com 65 aerogeradores distribuídos em uma área de 2.854 hectares. Serão oito parques eólicos com potência instalada de 195 MW (megawatts).

O empreendimento terá papel importante no desenvolvimento da região. A expectativa é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos e indiretos nos períodos de pico da obra.

A Atlantic também está realizando algumas obras para melhoria das estradas ao redor do empreendimento, como instalação da sinalização de segurança e correção de aclives e declives. Lagoa do Barro do Piauí fica localizada a 580 km da capital Teresina.

 Este é o quinto empreendimento da Atlantic Energias Renováveis, que já conta com o Complexo Eólico Morrinhos, na Bahia, o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e os Parques Eólicos Renascença V e Eurus II, ambos no Rio Grande do Norte.

Cursos profissionalizantes

A Atlantic está focada em contribuir para o desenvolvimento da cidade de Lagoa do Barro do Piauí e de seus moradores. Em julho, a empresa iniciou uma série de cursos profissionalizantes gratuitos, que foram realizados pela Cortez Engenharia, parceira da Atlantic no empreendimento. Ao todo, são 4 cursos ministrados pelo SENAI-PI na área da Construção Civil e Gestão: Pedreiro de Alvenaria, Armador de Ferragem, Carpinteiro de Obras e Assistente  Administrativo. Cada curso oferece 25 vagas e tem carga horária de 200 horas.

As aulas começaram no último dia 10 e seguem até outubro. O projeto também tem parceria da Prefeitura de Lagoa do Barro, que disponibilizou os locais onde são realizadas as aulas.

Confira fotos da obra e dos cursos a seguir: