18/07/2016

Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar inicia montagem de 69 turbinas

Instalação das turbinas nas torres de 120 metros de altura será dividida em duas fases, com pás sendo instaladas daqui a três semanas

Maior projeto da Atlantic Energias Renováveis até o momento, a obra do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, iniciou nesta quarta-feira (13/07) a montagem da primeira turbina eólica.  As atividades serão divididas em duas fases: a primeira montará a turbina completa sem as pás; e a segunda, que deve acontecer em um prazo de três semanas, utilizará um outro guindaste para montar as pás.

O trabalho é conduzido pela empresa Acciona Windpower Brasil, que acaba de produzir 11 torres de concreto, das 69 que consta no projeto, na fábrica localizada dentro da própria obra – cada uma delas possui 120 metros de altura e potência de 3 megawatts (MW).

O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar contará com 12 parques eólicos que totalizam 69 aerogeradores que produzirão, juntos, 207 MW de potência, suficientes para abastecer cerca de 400 mil residências. A previsão é que os parques comecem a entrar em operação em setembro.