13/06/2018

Comunidades do Piauí são beneficiadas com iniciativas socioambientais

Ações focam em saúde, educação e cultura

Responsabilidade socioambiental é um pilar estratégico da Governança Corporativa da Atlantic Energias Renováveis, que acredita na contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.  

Exemplo disso são as ações realizadas no município de Lagoa do Barro do Piauí, onde a empresa instala seu primeiro empreendimento no estado. Por lá, a Atlantic tem um trabalho contínuo em conjunto com o poder público e moradores para beneficiar as localidades que estão na área de influência direta do Complexo Eólico Lagoa do Barro.

As comunidades próximas ao empreendimento participam ativamente das ações. O Programa de Comunicação Social compartilha informações relevantes sobre o empreendimento com a população. O de Valorização Histórica é responsável por registrar e divulgar a história e cultura local da região e de seus moradores visando sua preservação.

Atividades educativas preventivas sobre temas como consumo de álcool e educação sexual fazem parte do programa de Educação para Saúde. A companhia também executa o Monitoramento dos Indicadores de Violência e concluiu o Mapeamento da Estrutura Agrária do Entorno para obter dados que gerem insights úteis ao desenvolvimento da região.

Os resultados são visíveis. Entre julho de 2017 e março de 2018,  mais de 4 mil moradores foram alcançados pelos informativos de programas de rádio e informes impressos. De outro lado, 2 mil encartes foram produzidos com histórias de personalidades locais, como forma de valorizar a memória cultural da região.

Além disso, 80% das famílias foram ouvidas para a elaboração de um perfil demográfico que vai nortear futuras atividades e mais de 200 pessoas foram atendidas em consultas voltadas para temas como prevenção e cuidados da hipertensão, orientação sobre doença de chagas e dengue, além de cuidados com a diabetes.

Este é só o começo. O trabalho da Atlantic continua e ainda trará muitos benefícios às comunidades atendidas pelos programas.

Confira registros das ações realizadas até agora: