08/03/2018

Construção da fábrica de torres está na reta final

Estrutura otimiza logística do Complexo Eólico Lagoa do Barro

Fevereiro foi um mês de alta produtividade na implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro. O primeiro empreendimento da Atlantic Energias Renováveis no Piauí alcançou 47% das obras gerais concluídas – construção civil, eletromecânica e linha de transmissão.

A implantação da fábrica de torres, responsável pela produção de 1.500 peças que sustentarão os 65 aerogeradores, é o principal destaque do mês. Estão sendo finalizadas as atividades civis e a montagem da usina de concreto para que, ainda em março, seja iniciada a montagem dos pórticos e da cobertura da área de fabricação das dovelas (peças de concreto que compõem as torres dos aerogeradores).

Com a produção da estrutura dos aerogeradores realizada dentro do próprio empreendimento – processo inovador também utilizado no Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar –, o resultado é a “diminuição de riscos com logísticas e maior monitoramento das atividades de produção”, explica o gerente de obras, Armando Barros.

Para que as torres de concreto sejam edificadas já no início do segundo semestre, continuam sendo construídas em março as plataformas (52% concluídas) e fundações diretas dos aerogeradores: 54 escavadas, sendo que 48 já foram concretadas.

Estão em andamento também as obras civis da estação coletora (15,6% finalizadas) e das vias de acesso que ligarão os oito parques do complexo (85% concluídas), além da linha de transmissão que levará energia limpa ao ponto de conexão, em São João do Piauí. “Com o início das fundações das torres da linha de transmissão do último trecho, a implantação da linha está 62,2% concluída”, afirma Armando.

O empreendimento
Com operação prevista para o final deste ano, o segundo maior complexo eólico da Atlantic terá 195 megawatts de potência instalada. Para isso, ao longo de seus 2.854 hectares, funcionarão os “maiores e mais potentes aerogeradores do Brasil”, com 120 metros de alturas e pás de 63 metros cada, ressalta Armando. Outro ativo do empreendimento será a maior linha de transmissão já implantada pela Atlantic, com 88,1 kms de extensão que levarão energia limpa a mais de 400 mil residências.

Confira as fotos da obra: