19/09/2018

Curso foca avanços da ciência em energias renováveis

Time da Atlantic valoriza troca de experiências

Atualizações constantes são chaves para a inovação. Como player reconhecido por lançar tendências no mercado, a Atlantic Energias Renováveis está sempre em busca de novos conhecimentos. Entre os dias 23 de julho e 03 de agosto, três integrantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa foram selecionados para participar do São Paulo School of Advanced Science on Renewable Energies, dentre 1.090 inscritos.

O evento, financiado pela FAPESP, disponibilizou 100 bolsas para alunos brasileiros e estrangeiros. Os temas abordavam as energias renováveis: solar, fotovoltaica, solar térmica, células combustíveis, das marés, ondas, correntes, biomassa e eólica. As palestras foram ministradas em inglês e o evento contou ainda com um projeto em grupo a fim de abordar uma das fontes.

Participaram do evento Mônica Nassar, João Gabriel de Farias e Isadora Lima Coimbra, alunos do mestrado da UFSC e integrantes do projeto de P&D da universidade em parceria com a Atlantic.

“Foi possível perceber que nenhuma fonte de energia renovável resolverá sozinha o problema que temos com o aquecimento global. A solução está na diversidade das fontes”, ressalta Farias.

A presença de alunos e palestrantes internacionais foi ponto positivo na produtiva troca de conhecimento com países diferentes. “Uma palestra incentivadora foi da Katherine Dykes, Senior Engineer do NREL. Ela falou sobre conexão na rede, otimização de layout de parques eólicos, controle e operação de turbinas e parques e redução de perdas. Foi além da teoria, focando na aplicação de tecnologias que já estão sendo utilizadas ao redor do mundo”, conta Mônica.

Novas experiências serão consideradas pela área de P&D da Atlantic. “Participar destes eventos é muito bom para renovar nossos conhecimentos e saber que nossa linha de pesquisa continua sendo de ponta, tanto em universidades, quanto em empresas”, conclui Mônica.

Confira as fotos do evento: