22/03/2018

Dia Mundial da Água: conscientização e preservação

Data coloca em pauta importância desse bem fundamental para o meio ambiente

Fonte de vida essencial para pessoas, ambiente, economias e países, a água tem uma data especial para ser celebrada a cada ano: 22 de março. Desde 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou esse marco com o objetivo de gerar debates entre os países a respeito da importância desse bem. O foco principal é sua preservação, cada vez mais em risco por conta do gerenciamento inadequado ao longo dos anos.  

A Atlantic Energias Renováveis tem clareza do valor da água para o mundo. Por conta disso, nas suas ações socioambientais, prioriza sua preservação e a busca pela conscientização sobre sua importância. Uma das ações que demonstra essa preocupação é o Programa de Saneamento Rural, realizado nas comunidades São Francisco, Bom Trabalho, Açussena e Maria da Paz, áreas de influência direta dos parques eólicos Eurus II e Renascença V, no Rio Grande do Norte.

Com as fossas ecológicas criadas para o programa, 350 moradores já sentiram a melhoria na qualidade de vida com a redução de doenças infectocontagiosas e utilização de água tratada para irrigar as plantações. Produtos químicos e energia não são utilizados no processo. A decomposição da matéria orgânica ocorre por meio da ação biológica, que se transforma em um efluente limpo nas valas de infiltração.

Com o aumento da qualidade da água, os moradores têm acesso a uma alimentação mais saudável e podem desenvolver a agricultura familiar, que contribui para o aumento da renda local. Com esta iniciativa, a Atlantic contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico da região e para a preservação dos recursos hídricos do planeta.