16/11/2017

Diário de Obra de Lagoa do Barro: obras civis da maior linha de transmissão da Atlantic chegam à fase final

Avanço na construção da linha de transmissão, da fundação de aerogeradores e da preparação para fábrica de torres marcaram o mês de outubro

As obras civis da Linha de Transmissão do Complexo Eólico Lagoa do Barro – a maior construída pela Atlantic Energias Renováveis até agora – estão em fase de conclusão. Esse é um marco na implantação do empreendimento, que, com operação prevista para o segundo semestre de 2018, está “15% concluído”, como destaca o Gerente de Obras, Armando Barros.

Com 88,1 km de extensão, a linha de transmissão cruzará os municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Capitão Gervásio de Oliveira e São João do Piauí, interligando a subestação Lagoa do Barro 01 e a subestação São João do Piauí.

A linha terá capacidade de escoamento de 195 MW (megawatts) de potência quando o complexo estiver em operação total. Para isso, terá 203 estruturas metálicas treliçadas, cuja pré-montagem foi iniciada em novembro, e tensão de 230kV.

Em outubro, também foram iniciadas as escavações e armações das fundações dos aerogeradores – o empreendimento terá 65 aerogeradores AW3000. Assim, a primeira concretagem das fundações, onde serão implantados os “maiores e mais potentes aerogeradores do Brasil”, como ressalta Armando, acontecerá ainda em novembro.

Neste mês, também serão iniciadas as atividades de obra civil para a implantação da fábrica de torres, que será localizada dentro do próprio complexo. Esse conceito inovador e pouco comum no país é um dos principais diferenciais do primeiro empreendimento da empresa no Piauí.

Confira as fotos das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro: