01/06/2018

“Educação para a Saúde” é parceira na prevenção de doenças

Regiões da Bahia e do Piauí são beneficiadas

O 4º capítulo da série #AtlanticSustentável trata de um projeto socioambiental ligado a uma área de grande relevância para a Atlantic Energias Renováveis: a saúde.

No início da implantação dos complexos eólicos Morrinhos e Lagoa do Barro, na Bahia e Piauí, respectivamente, levantamentos foram realizados para mapear as comunidades próximas e cadastrar as famílias, bem como questionários para compor um diagnóstico socioeconômico prévio das mesmas.

Com a ajuda da Secretaria de Saúde de cada município foi possível identificar as doenças recorrentes das regiões e, assim, elaborar o plano de ações do Programa Educação para a Saúde.

“Após pesquisa de porta em porta, identificamos que as principais doenças eram diabetes, hipertensão e dengue. Passamos os dados para a Atlantic que montou o Barracão da Saúde”, relata Cecília da Silva Souza, agente de saúde da comunidade Sítio Brejinho, no Piauí.

O Barracão da Saúde é uma das ações do programa, que consiste em oferecer exames básicos, como medição da taxa de glicose e pressão arterial e fornecer alguns itens de higiene pessoal e prevenção, como protetor solar.

Além disso, são realizadas palestras educativas com profissionais especializados sobre temas de grande interesse: educação sexual, uso de álcool, cuidados para a prevenção da diabetes, hipertensão, doença de chagas, doenças sexualmente transmissíveis, práticas de higiene pessoal e bucal, entre outros. Funcionários e prestadores de serviços das obras também são contemplados.

“Aprendi como ter uma alimentação mais adequada. Queremos mais palestras e oficinas, já que fazem um bem danado também para minhas crianças”, conta Elda Costa de Souza, moradora de Sítio Brejinho, com entusiasmo.

A iniciativa melhora a qualidade de vida e reduz a incidência de doenças por meio de informação qualificada. Prova indiscutível do compromisso da Atlantic com o desenvolvimento sustentável do país.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Veja as fotos de um Barracão da Saúde em Lagoa do Barro do Piauí (PI):