02/05/2019

Elipse Mobile: Geração de energia na palma da mão

Dispositivo facilita acesso a informações de complexos eólicos

A Atlantic Energias Renováveis permanece em destaque no quesito tecnologia aplicada a operação e manutenção (O&M). Desta vez, envolve a plataforma Elipse Mobile, que permite acesso às informações dos ativos da companhia em tempo real, via smartphone ou website.

O dispositivo foi desenvolvido por meio de um trabalho sinérgico pelos colaboradores dos times de Operações e TI da empresa. “Nessa primeira fase, foram definidas quais as principais informações, design de telas e usuários da  ferramenta. Desse modo, na próxima etapa, vamos inserir demais dados para auxiliar as atividades do time de campo”, informa Lucas Bergamasco, condutor do projeto da área de Pré e Pós-Operação.

As vantagens da plataforma já são visíveis e, com o tempo, só tendem a aumentar. “Com o aplicativo, o time de manutenção consegue verificar o status dos complexos eólicos durante uma inspeção termográfica. Nesse processo, o patamar de geração de energia é fundamental para o acompanhamento e interpretação dos resultados da campanha de termografia de um determinado ponto quente em conectores, isoladores, para-raios e equipamentos de potência”, revela Gustavo Siqueira, do setor de Manutenção.

Todos os dados da plataforma são atualizados na mesma estampa de tempo que o Centro de Operações da Atlantic, isto é, os pacotes de informações são recebidos pelos usuários em milissegundos.

O Elipse Mobile também apresenta benefícios para a Comercializadora de Energia Elétrica da empresa, como aponta Jéssica Rover, analista da área: “A tecnologia auxilia na análise de mensuração e predição da contabilização financeira. Sendo assim, é possível avaliar o comportamento histórico dos ativos a fim de obter subsídios para cenários conforme regras de comercialização e mercado de energia”.

Dessa maneira, possuir acesso às informações dos complexos eólicos na palma da mão, a qualquer hora e lugar, só contribui para aumentar o quesito eficiência, que tão bem traduz o padrão Atlantic.

Confira o vídeo: