24/04/2017

Em evento no Palácio Piratini, Atlantic formaliza financiamento com BNDES e BRDE para implantar Complexo Eólico em Santa Vitória do Palmar

Empreendimento contará com 69 aerogeradores e terá 207 MW de capacidade instalada

A solenidade de assinatura do contrato de financiamento entre a Atlantic Energias Renováveis, o BNDES e o BRDE para a implantação do Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, foi realizada nesta segunda-feira (24) no Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

“Nós estamos testemunhando um novo momento para a geração de energia no Rio Grande do Sul e no Brasil, não apenas para Santa Vitória do Palmar e para a região Sul”, destacou o Governador do Estado, Sua Excelência José Ivo Sartori, que esteve no evento ao lado de autoridades locais como o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e o Prefeito de Santa Vitória do Palmar, Wellington Bacelo, além do presidente do BRDE, Odacir Klein, da Conselheira Geral do BNDES, Carla Primavera, e do CEO da Atlantic, José Roberto de Moraes.

“Esse investimento é mais um exemplo de que é possível mudar a realidade de toda uma região. Quem conhece desde o início esse tipo de projeto sabe que a mudança ocorre em toda a economia, com impacto em turismo, gastronomia, cultura, e elevação da autoestima e tudo que é propiciado com a comunidade envolvida em um processo novo”, disse o governador.

O secretário Fábio Branco também ressaltou o incremento socioeconômico proporcionado pelo investimento. “Aceitamos o desafio de utilizarmos da melhor maneira possível a nossa matéria prima, o vento, sempre agregando valor. Produzimos aqui para gerar emprego, renda e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, graças ao ambiente receptivo, à confiança e à transparência proporcionada pelo Governo para transmitir credibilidade ao investidor”.

O impacto gerado pela presença da Atlantic no município já é destaque na comunidade local, como relatou o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Wellington Bacelo. “A Atlantic vem proporcionando oportunidades a um povo historicamente esquecido, e agora ela já faz parte da nossa cidade. Lá nós somos carinhosamente chamados de “mergulhões” e a Atlantic já pode se sentir um “mergulhão” também”, agradeceu Bacelo.

O relacionamento saudável com a comunidade local é uma preocupação permanente da Atlantic em todos os seus empreendimentos, como destacou o CEO da empresa, José Roberto de Moraes. E em Santa Vitória do Palmar, desde o início das atividades, em 2015, diferentes ações educativas e culturais foram realizadas, além da geração de empregos diretos e indiretos e outros impactos econômicos.

Em fase final de implantação, no segundo semestre de 2017 o Complexo de Santa Vitória do Palmar abrigará 12 parques eólicos e terá potência instalada de 207 MW, o suficiente para  atender cerca de 400 mil residências, ou 1,2 milhão de habitantes. O empreendimento conta com 69 torres de concreto de 120 metros de altura, as maiores do Brasil.

Para celebrar o momento e encerrar a solenidade, o governador usou uma frase do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que destaca bem o impacto do investimento da Atlantic na região. “Quando os ventos da mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento. Então, parabenizo a todos e desejo que os ventos nos levem sempre para a frente”, finalizou.

Confira fotos do evento: