22/11/2016

Atlantic se prepara para entregar 18 dos maiores aerogeradores do País no Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar

Projeto prevê 69 torres no total, todas com 120 metros de altura, que serão concluídas até o fim de 2017; cada aerogerador possui 3 MW de potência

O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, está prestes a entregar os 18 aerogeradores previstos para fim de 2016, todos já estão com a etapa de montagem finalizada. Dos 18 equipamentos, que somarão uma potência instalada de 54 MW, onze aerogeradores estão em processo de testes pré-operacionais.

“As torres têm 120 metros de altura e as pás chegam a um diâmetro de 125 metros. São os maiores aerogeradores do País, possuindo 3 megawatts (MW) de potência instalada cada”, explica o Engenheiro Mecânico da Atlantic, Matheus Schiochet, responsável pela supervisão das obras de construção das subestações e das montagens eletromecânicas dos aerogeradores.

A Atlantic deu início aos testes de operacionalização do processo de energização do Complexo em setembro e a conclusão da instalação de todos os 69 aerogeradores ocorrerá até o fim de 2017 – atualmente 300 colaboradores atuam na obra.

A implantação do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, teve início em agosto de 2015 e segue na reta final. Esse é o maior projeto da Atlantic Energias Renováveis, com 1,2 bilhões de reais investidos. Ele contará com 12 parques eólicos, com potência instalada de 207 MW, o suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências.