13/11/2018

Encontros sobre energia fortalecem marca Atlantic

Gerente de O&M compartilha expertise da empresa

Plantar ideias, regar estratégias e colher resultados. É assim que a Atlantic Energias Renováveis fortalece suas raízes no mercado de energia eólica. Além de gerar energia limpa e sustentável, a empresa fomenta a participação de seus colaboradores em grandes encontros do setor.

Em outubro, Hudson Souza, Gerente de O&M da Atlantic, compartilhou suas experiências e cases da companhia em três eventos. No Estado da Bahia, Souza esteve presente no 13º Encontro Regional de END e Inspeção, organizado pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi). Lá, apresentou como a tecnologia da empresa aumenta a confiabilidade da operação e manutenção de sua frota de aerogeradores por meio do uso de ferramentas em tempo real que auxiliam a eficácia nas inspeções em campo.

“Tivemos a oportunidade de falar sobre o Centro de Operações, bem como a atuação da área de operação e manutenção de uma usina eólica, usando como case de sucesso o empreendimento que temos no Estado”, afirma o Gerente, referindo-se ao Complexo Eólico Morrinhos, em Campo Formoso, aproximadamente 405 km de distância de Salvador, município sede do evento. “Pudemos compartilhar conhecimento, perspectivas de futuro, valorizar a região e fortalecer a marca da nossa empresa”, complementa.

Outro evento que contou com a participação da Atlantic foi a Semana Technológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. Com um olhar mais técnico, Hudson Souza conversou com universitários sobre a evolução dos sistemas que analisam grandes volumes de dados e a complexidade de entregar de forma rápida e segura insumos para a tomada de decisão em tempo real dos operadores do Centro de Operações.

O bate-papo, segundo o gerente, foi uma oportunidade para falar sobre o setor de energia eólica no Brasil, competitividade tecnológica, investimentos em novas plataformas e reforçar a importância da parceria entre o ambiente corporativo as instituições educacionais. “Contribuir com o desenvolvimento dos universitários, com a engenharia do nosso país e com o setor de energia é realmente muito gratificante”.

No final de outubro, Hudson Souza ainda participou do 6º Fórum Gestão Operacional de Parques Eólicos, em São Paulo. O encontro é referência em operação e manutenção estratégica de usinas eólicas e teve a participação de importantes players do setor. O Gerente de O&M falou sobre o projeto de primarização implantado em 2018 na Atlantic, que vislumbra resultados expressivos dentro da empresa, aumentando a confiabilidade operacional e contribuindo com a eficácia na ordem de 30% dos custos com contratos terceirizados de BOP (Balance of Plant) Eletromecânico.

O fórum promoveu debates técnicos importantes e ajudou a valorizar a qualidade de serviço e a marca da Atlantic. Souza explica que, a médio a longo prazo, a empresa contribui com a diversificação e capacidade instalada da matriz energética, implantando novas tecnologia e ações, com eficiência e análises de risco para futuros investimentos e projetos. “Estamos na vanguarda do setor”, finaliza.

A participação da Atlantic em eventos de destaque promove o intercâmbio de informações e experiências com importantes stakeholders e reforça a posição da empresa no setor de energia eólica.

Confira fotos dos eventos: