Meio ambiente e desenvolvimento social

A Atlantic Energias Renováveis trata o desenvolvimento sustentável como um componente intrínseco em sua estratégia de negócios. O crescimento, seja da produção ou da empresa, só é válido quando acompanhado de ações que minimizam os impactos ambientais e promovem a integração com a comunidade e seu bem-estar.

Além de cumprir com todos os requisitos ambientais exigidos pelos órgãos de licenciamento, os investimentos da Atlantic em matrizes energéticas limpas poupam recursos naturais e levam desenvolvimento a regiões do Brasil em que, muitas vezes, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo.

Conheça alguns dos projetos sociais e ambientais desenvolvidos e patrocinados pela Atlantic.

Meio ambiente

meioambiente-esg

A Atlantic desenvolve programas constantes para garantir o acompanhamento e a mitigação de seus impactos ambientais, tanto em seus empreendimentos em implantação quanto em operação. Entre as ações desenvolvidas estão:

  • Monitoramento de água
  • Monitoramento dos efluentes
  • Monitoramento da fauna e flora local em períodos de seca e chuva
  • Monitoramento das rodovias
  • Medição de ruídos constante
  • Gerenciamento de resíduos sólidos
  • Mutirões de limpeza de áreas nas proximidades de seus parques
  • Ações de educação ambiental em escolas municipais
  • Treinamento de licenciamento e educação ambiental para colaboradores
  • Ações de recuperação de áreas degradadas

Desenvolvimento social

social

O desenvolvimento social promovido pela Atlantic nas regiões onde atua impacta diretamente na vida de seus colaboradores, das comunidades próximas aos empreendimentos e dos proprietários de terras da região.

Oficinas e palestras fazem parte do Programa de Educação Ambiental que a Atlantic aplica nas AIDs (Áreas de Influência Direta) de seus parques eólicos. Entre as atividades desempenhadas estão a promoção do descarte correto de resíduos domésticos (por meio do programa Descarte Legal), educação voltada a cuidados com a saúde,  valorização histórica dos municípios e oficinas teatrais sobre meio ambiente.

A Atlantic ainda desenvolve Programas de Comunicação Social contínuos, nos quais os objetivos são estreitar o relacionamento com as comunidades próximas dos parques da Atlantic e esclarecer questões sobre a operação e seus impactos, além de atender às condicionantes de licenciamento.

Ações de Educação ambiental em escolas municipais também fazem parte da rotina das unidades, além de serem realizadas atividades periódicas de relacionamento, comunicação e educação voltadas a proprietários rurais.

Conheça alguns dos principais projetos desenvolvidos e apoiados pela Atlantic