Ao Som do Vento

ao-som-vento

Em todos os seus empreendimentos, a Atlantic Energias Renováveis procura conscientizar as comunidades locais sobre as etapas de implementação e operação de suas instalações.

Nas comunidades ao redor do Complexo Eólico Morrinhos, na Bahia, constatou-se a predominância de moradores que não acessam a informação escrita. Porém, quase todos tinham o hábito de se informar pelas rádios – as exceções eram aqueles que não dispunham de um aparelho do tipo.

Em parceria com a consultoria Marrikah, a Atlantic Energias Renováveis criou o programa de rádio Ao Som do Vento, que desde 2012 veicula informação e educação na 98 FM Nuporanga, a emissora mais ouvida no município. Foram sorteados quase 100 rádios entre os moradores, para atender à população que não possuía um aparelho em casa.

O programa conta com cinco inserções diárias, levando conteúdo relevante à comunidade: assuntos relacionados à educação, impactos positivos e negativos desencadeados pelas obras, bem como sobre os programas realizados para mitigar ou potencializar esses impactos.

O sucesso do programa inspirou a reproduzi-lo também em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, onde a Rádio América FM 90.3 veicula seis inserções diárias do programa, de segunda a sábado.

Em junho de 2017, com o início das obras do novo empreendimento da Atlantic, em Lagoa do Barro do Piauí – sudeste do Estado do Piauí – a Rádio Esperança FM 87.9 também começou a transmitir o programa Ao Som do Vento para o município e para Queimada Nova, cidade vizinha.

Entre os temas abordados estão o conceito de licenciamento ambiental e suas etapas, a importância da energia eólica e da construção do parque na localidade, além de informações sobre saúde, a importância da reciclagem e a valorização histórica da região. A recepção do programa pela população das regiões é extremamente positiva.