Projeto de Saneamento Rural

Assentamento São Francisco

Nos municípios de Parazinho e João Câmara, no Rio Grande do Norte, a Atlantic opera o Projeto de Saneamento Rural nas comunidades de São Francisco, Bom Trabalho, Açussena e Maria da Paz. A ação irá beneficiar quase 140 famílias que vivem próximas aos Parques Renascença V e Eurus II.

A iniciativa leva  um sistema ecológico de tratamento de esgoto que atende as unidades residenciais nas quais a rede formal de tratamento não chega. Esse sistema não utiliza energia ou qualquer produto químico. Por meio da ação biológica, a matéria orgânica é degradada atingindo uma eficiência final de 95%.

Outras vantagens do sistema implantado são a facilidade de instalação e o uso de biorremediação para limpeza, o que reduz os gastos com caminhões limpa fossa. Talvez o mais importante impacto dessa ação seja a clarificação e a limpeza dos córregos que passam pelas comunidades.

Essa iniciativa está alinhada aos Objetivos Globais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento nas frentes de Erradicação da Pobreza e Água Potável e Saneamento.