Sistema de Gestão da Sustentabilidade

O Sistema de Gestão de Sustentabilidade da Atlantic é composto por políticas e procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Relacionamento com Stakeholders, que têm como objetivo promover a melhoria contínua do desempenho socioambiental da empresa, gerenciando os riscos e impactos socioambientais relacionados às atividades dos projetos de geração de energia eólica. Para isso, o Sistema adota o PDCA (“planejar, executar, verificar, agir”, do inglês “plan, do, check, act”).

O Sistema de Gestão de sustentabilidade da Atlantic tem como objetivos:

  • Consolidar sua integração aos processos de investimento;
    Incluir ferramentas necessárias para organizar os compromissos socioambientais da Atlantic em seus projetos;
  • Garantir o alinhamento entre políticas e procedimentos da Atlantic para gestão de riscos e impactos socioambientais com as exigências das financiadoras dos projetos da empresa;
  • Garantir o alinhamento das iniciativas da Atlantic com os Padrões de Desempenho e Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do International Finance Corporation, com os Princípios do Equador III, com normas e legislações socioambientais, bem como com outros compromissos públicos assumidos pela empresa.
  • Os procedimentos de gestão de riscos e impactos socioambientais são aplicados em conjunto com outras estratégias de gestão de riscos já existentes em cada fase dos projetos. Para isso, a Atlantic realiza periodicamente a revisão dos procedimentos, incorporando aspectos de risco e impacto ambiental e social em todo o ciclo de vida dos empreendimentos.

Com isso a Atlantic reconhece, desenvolve e implementa o conceito de ESG como uma parte fundamental da organização, sendo um dos pilares para a consolidação de sua Missão, Visão e Valores.

Objetivos e metas

A Atlantic Energias Renováveis define objetivos e metas corporativas em consonância com suas políticas, com a legislação aplicável, com as demandas de suas partes interessadas e com os aspectos socioambientais mais relevantes de suas operações, desdobrando-as em metas específicas para seus empreendimentos em operação e em construção.

Auditoria

Os processos do SGS da Atlantic são periodicamente auditados para garantir a conformidade socioambiental de suas operações.

Melhoria Contínua

Os esforços em melhoria contínua garantem que o desempenho socioambiental da Atlantic esteja em constante aprimoramento. Os processos são periodicamente avaliados pela equipe interna e pelo Conselho de Administração.

Gerenciamento de Fornecedores

A Atlantic considera que os seus fornecedores são parceiros essenciais para seu negócio, e por isso estende o SGS para promover o desenvolvimento de sua gestão socioambiental. A Atlantic não tolera qualquer violação aos Direitos Humanos e à legislação vigente de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança do Trabalho em suas operações e de seus fornecedores.