Sementeiros dos Ventos

O projeto Sementeiros dos Ventos tem como objetivo a preservação e o uso de sementes crioulas por parte das comunidades rurais localizadas no entorno do Complexo Eólico Morrinhos, em Campo Formoso, na Bahia.

As sementes crioulas são adaptadas à região, possuem alta variabilidade genética, são mais resistentes ao clima local e dispensam o uso de agrotóxicos se comparadas às sementes comerciais. Com isso, alia-se o aumento na produtividade das culturas, a preservação da biodiversidade e a redução de custos com insumos para os agricultores.

A iniciativa também atua na capacitação dos agricultores locais e na formação de bancos de sementes crioulas que são compartilhadas com as comunidades rurais, para agregar diferentes variedades e promover laços comunitários. Além disso, a Atlantic apoia a instalação de sistemas agroflorestais, que permitem aumentar a produtividade das culturas por meio da diminuição de erosão e aporte de matéria orgânica no solo.

Desenvolvido a partir de uma ideia concebida nas próprias comunidades, o projeto Sementeiros dos Ventos faz parte do Programa de Valorização Histórica da Atlantic Energias Renováveis.

Galeria de fotos