Meio Ambiente

A Atlantic desenvolve programas constantes para garantir o acompanhamento e a mitigação de seus impactos ambientais, tanto em seus empreendimentos em implantação quanto em operação. Conheça algumas das atividades desenvolvidas.

Controle Ambiental

Cumprindo especificações legais e indo além, a Atlantic assegura o controle ambiental em suas operações realizando a supervisão e gerenciamento ambiental, gestão dos efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de emissões atmosféricas, controle e atuação em emergências ambientais e controle adequado de supressão vegetal.

Recursos Hídricos e Solos

Em linha com o DNA sustentável da empresa, a Atlantic dá atenção total aos recursos hídricos e ao solo em todos os seus empreendimentos, realizando monitoramento constante de qualidade da água, controle de erosão, além de promover a recuperação ambiental.

O monitoramento de qualidade da água é realizado periodicamente para assegurar que os empreendimentos da Atlantic não impactam  os recursos hídricos próximos. Assim a empresa reafirma seu compromisso com o meio ambiente e, se necessário, adota medidas para corrigir qualquer desvio.

As áreas temporariamente afetadas durante a construção dos empreendimentos da Atlantic passam por um processo de recuperação ambiental,que assegura condições físicas, químicas e biológicas para que se desenvolvam naturalmente. São realizadas ações como suavização do terreno,proteção de taludes, drenagem de águas pluviais – para prevenir erosões durante e após as obras – e a recuperação vegetal com o uso de espécies nativas.

Biodiversidade

A Atlantic executa um conjunto de ações que visam a proteção da fauna e da flora de seus empreendimentos, integrando as operações aos ecossistemas locais com a menor interferência possível.

Uma das medidas de proteção adota é a sinalização das linhas de transmissão para aves que evitam colisões com fios elétricos e a criação de passadores de fauna, que são túneis para passagem de animais. Além disso, ações educativas são constantemente realizadas com funcionários, fornecedores e toda a comunidade, abordando temas como meio ambiente local, caça predatória e atropelamento de animais.

Reflorestamento de Matas Nativas

A Atlantic investe em ações de reflorestamento com espécies nativas nos seus empreendimentos, para recuperação de áreas degradadas, reposição da vegetação suprimida e recuperação de áreas protegidas pela legislação. As ações são desenvolvidas baseadas em estudos e planejamento prévio para definição das espécies e dos métodos que serão utilizados para cada área, otimizando recursos e garantindo o sucesso de cada iniciativa.

O Reflorestamento de Matas Nativas envolve, ainda, monitoramento e manutenção do plantio para que o crescimento seja sustentado e a área seja recomposta, permitindo o desenvolvimento do ecossistema através da integração com a biodiversidade local.

Monitoramento e Proteção de Fauna

A Atlantic executa ações de monitoramento de fauna em todos os seus empreendimentos, detectando possíveis desvios nos ecossistemas locais para garantir que as medidas de prevenção estão sendo efetivas na proteção da fauna local. As informações geradas pelo monitoramento de fauna ainda contribuem para o conhecimento da biodiversidade local.

O monitoramento é realizado desde a fase de construção e se estende durante a fase de operação, sempre comparando a situação antes, durante e depois das operações. São utilizados diversos métodos de mensuração, adequados para os grupos de animais e para a região a ser monitorada, como pontos de escuta de aves, identificação de rastros no solo e câmeras fotográficas acionadas automaticamente, entre outras técnicas.

Outras medidas de proteção adotadas pela companhia como a sinalização das linhas de transmissão para aves, de modo a evitar sua colisão com fios elétricos, a criação de túneis para passagem de animais e ações de educação ambiental, para evitar a caça predatória e acidentes de trânsito envolvendo animais.

Controle de Supressão Vegetal

Na implantação de seus projetos, a Atlantic adota medidas para minimizar a supressão vegetal e os impactos à fauna local como o planejamento preliminar das áreas a serem suprimidas, priorizando aquelas que possuem nenhuma ou pouca interferência na flora local e reduzindo as áreas necessárias para a implantação do projeto. A empresa adota uma rigorosa supervisão das ações de supressão além de realizar o afugentamento e resgate prévio de animais que podem estar presentes nas áreas minimizando danos à fauna local.

Prevenção à mudanças climáticas

A geração de energia renovável tem baixo impacto socioambiental e previne a geração de gases de efeito estufa. A Atlantic executa o inventário de gases de efeito estufa anualmente para todos os seus empreendimentos, para garantir que as operações continuem contribuindo para o combate às mudanças climáticas.

Supervisão e Gerenciamento Ambiental

A Atlantic possui equipes especializadas para supervisão das atividades diárias de construção e de operação de seus empreendimentos, para monitorar a conformidade com os requisitos ambientais e legais, assegurando que os controles ambientais estejam implementados adequadamente. Estas equipes também realizam as ações ambientais em cada empreendimento, garantindo a qualidade das ações e que seus planejamentos sejam cumpridos.

Gerenciamento de Efluentes, Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas

A geração de energia renovável emite uma quantidade reduzida de efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, principalmente quando comparada às matrizes fósseis.

Mesmo assim, efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas geradas nas operações da Atlantic são monitorados e tratados de acordo com suas características, atendendo aos alto padrões estabelecidos pelo mercado e pela legislação ambiental.

Emergências Ambientais

A Atlantic adota medidas para prevenção e contenção de emergências ambientais com o objetivo de diminuir riscos de ocorrências em seus empreendimentos e evitar impactos à segurança e ao meio ambiente.