08/01/2020

Parques Eólicos do RN completam 5 anos de operação

Eurus II e Renascença V seguem gerando um futuro mais sustentável

Há 5 anos, eram inaugurados os parques Eurus II e Renascença V com grandes perspectivas de inovação e mudança para o Nordeste do país. 

Localizados respectivamente em João Câmara e Parazinho, os parques, juntos, somam 60 MW de energia em 15 aerogeradores, capazes de abastecer cerca de 20 mil residências.

Desde 2015, atuamos firmemente para tornar o Rio Grande do Norte o maior produtor de energia renovável no Brasil. 

Em 2016, com apenas um ano de funcionamento, batemos o recorde de maior fator de capacidade do estado com 61%. Em setembro do mesmo ano, o Rio Grande do Norte bateu recorde de potência instalada com 3 GW, o que representou um abastecimento de cerca de 4,7 milhões de residências por mês, 31,86% de toda a capacidade eólica instalada no Brasil.

Em julho de 2017, o Subsistema Nordeste bateu novo recorde de geração instantânea de energia, com 5.790 MW (megawatts) e fator de capacidade de 71%, o que representou 59% de sua carga instantânea. Outro recorde alcançado foi o de média diária de geração de energia, com 5.147 MW e fator de capacidade de 63%, equivalente a 51% da carga do Subsistema.

Ainda em 2017, a Atlantic conquistou a Certificação Internacional de Energia Renovável (I-REC), fator de reconhecimento da atuação da empresa em favor do desenvolvimento sustentável.

O Ciclo AmbientAR permitiu à Atlantic, por exemplo, construir horta orgânica para alunos do Centro Educacional João Paulo II, colaborando, assim, na educação e consciência ambiental das novas gerações. Iniciativa inédita no mercado. O Ciclo visa, dentre outros, aplicar parte do valor recebido com a venda dos certificados em favor das comunidades vizinhas aos seus empreendimentos eólicos.

Em 2018, foi instituído o programa de Saneamento Rural da Atlantic, que levou saneamento sanitário e água tratada para 67 famílias do RN utilizarem em agricultura familiar.

Em 2019, o programa de Saneamento Rural atingiu 300 famílias. Nesse mesmo ano, a Atlantic superou a meta de geração de energia em 20% com os parques Eurus II e Renascença V. 

É uma jornada respeitável e que muito nos orgulha, mas ainda há muito a ser feito. 2020 começa apontando grandes e novas oportunidades para o RN e para nossos parques.