10/02/2020

Gladiadores convocados para a Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas

Atletas participaram da semana de treinamentos

O ano de 2020 começou a todo vapor para os Gladiadores Curitiba Quad Rugby, equipe esportiva paranaense de rugby em cadeira de rodas. O time retornou às atividades no dia 17 de janeiro com uma motivação especial: a convocação realizada pela ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas), entidade máxima da modalidade no país.

O técnico Marcelo Kamarowski e os atletas James de Paula França, Raphael Demóstenes Cardozo, Anderson Kaiss e Tainá Melody Santos integraram a delegação da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – Equipe de Desenvolvimento – para uma semana de treinamento, realizada entre 25 e 31 de janeiro no centro da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), em Niterói.

seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas
Anderson Kaiss e James de Paula França, dois dos atletas convocados pela Seleção (Crédito: Carlos Kamarowski)

Carlos Kamarowski, coordenador técnico do Gladiadores Quad Rugby, destacou a importância da convocação para a equipe curitibana. “Começarmos o ano com quatro atletas convocados (de um total de 12) é sempre importante. Eles sabem que estão sendo observados pela Comissão Técnica da Seleção, especialmente em um ano que teremos competições internacionais da seleção principal, além de uma agenda anual de Campeonato Brasileiro e regionais”. Atletas do time já representaram a Seleção anteriormente, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A convocação teve como principal objetivo a observação dos atletas, treinamento técnico e tático e montagem do time que irá participar de inúmeros compromissos em 2020 – dentre eles a preparação para os jogos paralímpicos de Tóquio, cujas qualificatórias se iniciam em março. A respeito da evolução do rugby em cadeira de rodas no país, Carlos comentou que a modalidade está em fase de expansão no Brasil. “Estivemos na Rio 2016, mas temos que evoluir frente equipes europeias e nossos concorrentes diretos nas Américas- EUA e Canadá. Hoje o Brasil ocupa a nona posição no ranking mundial.”

Campeões brasileiros em 2013, os Gladiadores ocupam hoje a terceira colocação no ranking nacional. No calendário de atividades do time curitibano, além dos trabalhos contínuos de atendimento e treinamento, estão a participação da equipe no Campeonato Brasileiro, Copa Brasil de Rugby em Cadeira de Rodas e também na 9ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), entre outras competições nacionais e internacionais.

O time conta com o apoio e incentivo da Atlantic-CGN.

Confira os compromissos deste semestre da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e da equipe Gladiadores Quad Rugby:

Seleção Brasileira

– Paralympic Qualification Tournament, de 01 a 10 de fevereiro, em Richmond/Canadá

– Qufora Egmont Open, de 24 a 31 de fevereiro, em Hou/Dinamarca

Gladiadores

– Aberto de Penápolis de Rugby em Cadeira de Rodas, de 18 a 21 de abril, em Penápolis/SP

– VIII Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas, de 11 a 15 de junho, em Brasília/DF

 

Siga a CGN nas redes sociais!

Facebook: CGN clean energy, CGN.FR

Twitter: CGN Group Official, CGN France