18/06/2018

Mercado de certificados de energia renovável cresce no Brasil

Atlantic é uma das seis comercializadoras de I-RECs

A Atlantic Energias Renováveis foi uma das primeiras empresas brasileiras a garantir para seus projetos eólicos o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). Os complexos Santa Vitória do Palmar e Morrinhos, além dos parques Renascença V e Eurus II, fazem parte do programa desde 2017. Hoje, a companhia está entre as seis com permissão para emitir I-RECs no Brasil e, dentre as 46 usinas certificadas no país, 20 são da empresa.

O I-REC é uma iniciativa do I-REC Standard e, no Brasil, recebe o apoio do Instituto Totum. Sua conquista comprova o caráter sustentável dos empreendimentos que emitem energia limpa e com baixo índice de emissão de carbono. Permite que as empresas comercializem certificados internacionais de energia renovável para outras de qualquer setor e assim fomentem o mercado de renováveis. Para ganhar o certificado, as companhias passam por auditorias e devem ter todos os documentos validados pelo emissor local.

Para a Gerente de Comercialização de Energia da Atlantic, Ana Carolina Molina, o I-REC é relevante tanto para o consumidor quanto para a empresa geradora que deseja preservar os recursos naturais e colaborar com o desenvolvimento do Brasil. “Com os certificados, validamos oficialmente a procedência renovável da energia fornecida e atestamos a sustentabilidade aplicada em todas as nossas operações, compatíveis com nossos propósitos”.

Desde que ingressou no programa até abril deste ano, a Atlantic comercializou mais de 23 mil I-RECs. Ao todo, durante o mesmo período, mais de 200 mil certificados foram emitidos no Brasil, de acordo com o Instituto Totum. E a expectativa do mercado é positiva. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, ABEEólica, até 2021 serão transacionados mais de 15 milhões de reais em certificados.

De olho no futuro e se afirmando como criadora de tendências, a Atlantic já se prepara também para certificar seu mais novo empreendimento, o Complexo Eólico Lagoa do Barro, localizado no Piauí e que deve entrar em operação comercial no segundo semestre de 2018.

Ciclo AmbientAR

Com a conquista da Certificação de Energia Renovável, a Atlantic valida seu posicionamento como empresa de alma sustentável. Essa foi a premissa para a criação do Ciclo AmbientAR, iniciativa inédita no mercado que visa doar parte do valor recebido com a venda dos certificados para as comunidades vizinhas aos empreendimentos. Clique aqui e saiba mais.