10/09/2018

Montagem de aerogeradores mostra progressos em Lagoa do Barro

Testes dos equipamentos de 3 MW começarão em setembro

A última etapa da implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, a montagem dos aerogeradores, iniciou com sucesso no Piauí. Até o momento, treze torres estão pré-montadas, três aerogeradores estão finalizados e mais três equipamentos estão em fase de montagem das pás. Com 195 MW de potência, o empreendimentos será movido por 65 aerogeradores, que estão entre os mais potentes do Brasil.

Dinâmico, o processo de montagem do empreendimento funciona como uma grande engrenagem, conduzida por três equipes que atuam simultaneamente. “As equipes trabalham focadas no atendimento dos processos, que são devidamente mapeados, monitorados, mantidos sob controle e em avanço conforme planejado”, conta o Coordenador de Obras, Matheus Schiochet.

Equipamentos e máquinas de alta tecnologia elevam a performance da atual fase da obra, assim como parcerias com empresas líderes nos segmentos em que atuam. Como explica o coordenador, a utilização de guindastes que possuem peças com dimensões compactas e pesos individuais moderados favorece o transporte mais ágil e seguro entre as plataformas de montagem.

A produção dos componentes dos aerogeradores de 3 MW se aproxima da conclusão: 100% das pás de 63 metros, além de 66% dos hubs e das nacelles de 109 toneladas, já foram finalizados e estão sendo entregues. A confecção das dovelas de concreto que formam as torres de 120 metros, realizada na fábrica próxima ao site, também avança dentro do tempo previsto.

A energização da linha de transmissão de 88 Km – a maior já construída pela Atlantic – e do bay de conexão foi realizada em agosto diretamente do Centro de Operação da Atlantic, em Curitiba. Esse processo, que, segundo Matheus, atendeu com satisfação todos os critérios técnicos, garante a redução de custos e a otimização da implantação do segundo maior empreendimento da empresa.

Com 93,8% das obras concluídas, a subestação coletora de 34,5/230kV está em fase de acabamentos finais e retirada de pendências. Desta forma, as atividades civis foram outro marco superado no último mês, avanço que fortalece o compromisso da Atlantic em entregar projetos no prazo prometido e com alta qualidade, se consolidando como referência no mercado nacional de renováveis.

Confira fotos da obra e assista ao vídeo