07/08/2017

Moradoras de Campo Formoso participam da primeira edição do Projeto Gastrô

Oficinas gastronômicas contribuem para o desenvolvimento da produção local de alimentos em comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Morrinhos

Moradoras de Campo Formoso, na Bahia, participaram em julho da primeira edição do Projeto Gastrô. A iniciativa visa potencializar atividades produtivas vinculadas às comunidades das áreas de influência do Complexo Eólico Morrinhos por meio do Programa de Valorização Histórica, promovido pela Atlantic.

Em oficinas gastronômicas realizadas na fazenda Quina, espaço escolhido para a primeira fase do projeto, as participantes aprenderam a manipular massas, elaborar molhos para saladas e cozinhar iguarias típicas da região – com foco no incentivo à produção da culinária local.

Também foram ensinados procedimentos de boas práticas e de higiene estipulados pela ANVISA. Essas técnicas “repercutem na produção de alimentos para comercialização e impactam diretamente na produção alimentar do cotidiano das famílias”, afirma Lorena Ramos, Sócia-Diretora da Marrikah, consultoria parceira da Atlantic no Projeto Gastrô.  

Como complemento à renda familiar, diversas moradoras de Campo Formoso vendem refeições caseiras. Agora, elas estarão “amparadas comercialmente em relação aos custos de produção para a formação dos preços de venda das marmitas”, explica Lorena. Composição de custos, ficha técnica e apresentação de pratos foram temas trabalhados nas oficinas.

Além disso, as participantes receberam cartilhas com normas alimentares, que abordaram temas como procedimentos para evitar contaminações, transporte de alimentos, cuidados com a água, prazo de validade, higienização de utensílios, entre outros assuntos fundamentais para o comércio e consumo saudável de alimentos.

Programa de Valorização Histórica

A culinária local é um dos aspectos culturais levantados pelo Programa de Valorização Histórica, que tem por objetivo preservar a memória coletiva de municípios e comunidades do Rio Grande do Sul, da Bahia e, em breve, do Piauí.

Como um desdobramento desse programa, o Projeto Gastrô “é uma iniciativa voluntária da Atlantic Energias Renováveis, pois não consta enquanto condicionante da fase de operação do empreendimento”, finaliza Lorena.

Confira as fotos das oficinas de gastronomia: