30/05/2019

Mutirão coleta 1 tonelada de resíduos no litoral gaúcho

Ação engajou mais de 50 voluntários na região do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar

A segunda edição do Mutirão de Limpeza do Balneário do Hermenegildo, promovido pela Atlantic com apoio da Napeia Consultoria e Projetos, foi um verdadeiro sucesso: aproximadamente uma tonelada de plásticos, eletroeletrônicos e outros materiais descartados incorretamente foram retirados da orla marítima do Balneário do Hermenegildo, no Rio Grande do Sul.

O mutirão compõe a Campanha Mundo Sem Plástico, lançada em 2018 com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Como resultado, na época a empresa eliminou os copos de plástico, substituiu as sacolas de mercado por caixas, cessou a aquisição de bebidas em garrafas plásticas, entre outras medidas de incentivo a hábitos mais sustentáveis.

Cerca de 50 pessoas se voluntariaram nesse #DesafioSustentável realizado no dia 18 deste mês. Entre elas, estavam representantes de Sustentabilidade e O&M da Atlantic, da Napeia Consultoria e Projetos, Acciona WindPower Brasil, Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, da Escola Municipal Ensino Fundamental Cel. Álvaro Carvalho e da Universidade Federal do Rio Grande, além dos moradores da região.

A população de Santa Vitória do Palmar foi mobilizada através de um cartaz e chamadas na rádio local, nas universidades, em escolas e nas redes sociais. Engajados no propósito de ajudar o meio ambiente, os participantes receberam camisetas, luvas, sacos para coleta do material e, para manter esse hábito sustentável em dia, coletores de resíduo para carros.

O Mutirão da Limpeza faz parte do Programa de Educação Ambiental – PEA, organizado pela da Atlantic com parceria da Napeia Consultoria e Projetos, responsável pelo monitoramento ambiental em campo. O propósito desse projeto é estimular a formação de uma consciência ecológica por meio da participação ativa e do desenvolvimento de novas atitudes e aptidões.

A ação também teve apoio do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Vitória do Palmar, que forneceu um trator com carroceria para facilitar o transporte e a concentração do material em um ponto central. O departamento também ficou responsável pela correta destinação da sucata; enquanto a Atlantic, pelos demais resíduos recicláveis e não recicláveis.

Na primeira edição do mutirão, realizada em 7 de fevereiro de 2016, também no Balneário do Hermenegildo, 296 quilos de material reciclável foram coletados por 16 voluntários. O resultado desse projeto, no geral, é motivo de orgulho para a Atlantic. Demonstra o desejo de um futuro em que haja harmonia entre população e o meio ambiente. E, com atitudes como essa, vamos construí-lo juntos.

Confira as fotos!