12/01/2018

Parques Eólicos no RN completam 3 anos de operação

Estado é líder em produção de energia sustentável

Os empreendimentos eólicos da Atlantic Energias Renováveis Eurus II e Renascença V completam três anos de operação comercial neste mês. Localizados no Rio Grande do Norte, respectivamente em João Câmara e Parazinho, ocupam juntos uma área de 532 hectares. Seus 30 aerogeradores somam 60 MW de potência instalada, energia suficiente para abastecer cerca de 20 mil residências.

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidade eólica instalada do país. Dos 500 empreendimentos eólicos brasileiros, 133 estão no estado, que possui mais de 3,4 GW (Gigawatts) de potência instalada*. A fonte cresceu 30%** ao longo de 2017 no estado, que foi o segundo com o maior número de projetos contratados no leilão de energias renováveis realizado em dezembro.

Eurus II e Renascença V contribuem para este cenário e têm como característica a qualidade, apresentando altos fatores de capacidade e geração garantida. Os Parques foram vencedores do leilão de reserva LER 2010, superando a geração prevista, registrando sobra de energia. Eurus II gerou 25,27% de energia a mais do que havia sido previsto em contrato no período e Renascença V superou a marca em 15,94%.

* Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica)
** Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)