11/07/2018

Pesquisa & Desenvolvimento na vanguarda do conhecimento

Parceria entre Atlantic, UFSC e IFSC trouxe resultados importantes para empresa

A Atlantic Energias Renováveis criou a área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em setembro de 2017 em uma parceria pioneira no mercado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A união já trouxe resultados importantes através de pesquisas focadas em temas como previsão eólica e tendências climatológicas. Trata-se de um investimento fundamental para a evolução da empresa no que diz respeito a garantia de eficiência operacional, maior qualidade de serviços e processos.  

Algumas das pesquisas da área se tornaram referência e foram apresentadas em palestras no Brasil e no exterior. É o caso do estudo sobre as tendências climáticas do nordeste brasileiro, que explica a interferência de eventos como El Niño e La Niña na geração eólica. O artigo foi apresentado na AWEA WindPower 2018, uma das maiores feiras do setor eólico no mundo, realizada em Chicago.

No Brasil, a equipe de P&D da Atlantic participou de eventos como o X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2018, em Salvador, e o I Workshop Brasileiro sobre Modelagem da Atmosfera, também este ano. Neles, foram apresentados estudos sobre previsibilidade eólica e como este é um fator fundamental para o funcionamento mais eficiente dos projetos.

Previsão eólica também será tema do segundo evento internacional da área em setembro deste ano, o WindEurope Conference, que será realizado na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

“É gratificante ver essa parceria gerando bons frutos. Um dos objetivos da área é conquistar vantagem competitiva no mercado eólico a partir das novas descobertas. Certamente estamos no caminho certo. Isso nos coloca na vanguarda do conhecimento”, revela o Gerente de Ativos e P&D da Atlantic, Eduardo Dias.

As novas descobertas são essenciais para a evolução do setor eólico e, principalmente, para a Atlantic. Os resultados são diretamente aplicados nos empreendimentos da empresa, que constantemente disponibiliza seus dados e tem participação ativa nas análises e investigações. Mais uma vez a empresa se apresenta como lançadora de tendências no mercado de energia renovável.