27/06/2016

Produção de energia eólica bate recorde no Sul do Brasil

Quantidade gerada é suficiente para abastecer, aproximadamente, 5,6 milhões de casas

Os ventos que sopram no extremo Sul do Brasil se transformam em energia elétrica, movimentam a economia e levam desenvolvimento para a região. No último mês de maio, a produção de energia eólica no Sul do País bateu novo recorde, gerando 1,262 megawatts (MW) médios – suficiente para abastecer cerca de 5,6 milhões de residências, com base no consumo de energia residencial de 2015*.

No cenário nacional de geração de energia eólica, a região Sul representa o segundo maior polo, ficando atrás apenas da região Nordeste, que em 20 de abril de 2016 também bateu o recorde de geração eólica no submercado, atingindo 3.702 MW médios.

Atuação da Atlantic na região Sul

O maior complexo eólico da Atlantic Energias Renováveis está em construção em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Serão doze parques eólicos e 69 aerogeradores de concreto que produzirão 207 MW de potência, garantindo abastecer 400 mil residências. O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar deve entrar em operação em setembro de 2016, o que contribuirá para aumentar ainda mais a geração eólica da região.

* Os dados são do Informativo Preliminar Diário da Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS).