23/02/2018

Programa de Saneamento Rural legitima #AtlanticSustentável

Fossas ecológicas elevam qualidade de vida de centenas de pessoas no RN

“A vida melhorou 100%”, comemora Raimundo Barbosa, o primeiro beneficiado pelo Programa de Saneamento Rural, da Atlantic Energias Renováveis. Com essa iniciativa, 67 famílias do Rio Grande do Norte terão acesso a saneamento sanitário e água tratada para utilizar na agricultura familiar.

“Antes eram fossas negras, que ficavam a céu aberto, tinham mau cheiro, juntavam moscas e causavam muitas doenças, principalmente nas crianças”, conta Edinete Pedro, moradora da Associação Açussena, em João Câmara. “Nem todas as casas tinham banheiro. Agora, com esse programa, todas têm”, completa.

Segundo a FUNASA, apenas 5,1% dos residências rurais estão ligadas à rede de coleta de esgotos, 2,7% utilizam fossa séptica ligada à rede coletora, 23,5% não estão ligadas à rede coletora. Das demais moradias, 68,7%, depositam dejetos em fossas rudimentares.

A Atlantic atua para mudar esse quadro. Levou fossas ecológicas, as Ecofossas, a domicílios vizinhos aos parques eólicos Eurus II e Renascença V. Todo o esgoto produzido é decomposto através da biodigestão e transformado em um efluente limpo por meio de valas de infiltração.

Com a instalação desse sistema inovador de tecnologia social, os 350 moradores beneficiados ficam menos expostos a doenças infectocontagiosas causadas por saneamento inadequado. Graças à implantação de quintais produtivos, ação que compõe o Programa de Saneamento Rural, eles também têm acesso a uma melhor alimentação e ao aumento nas rendas provenientes da agricultura familiar.

“A gente vai poder plantar cajueiros, bananeiros, mamoeiros”, enfatiza Raimundo, que utiliza a água tratada pelas fossas ecológicas no cultivo de suas plantações. Ele, como os demais agricultores das comunidades beneficiadas, aprendem técnicas de irrigação por gravidade e de composição de compostagem orgânica para adubar seus cultivos.

A compostagem caseira reduz cerca de 50% dos resíduos destinados aos aterros. Somada essa técnica ao tratamento de esgotos, o programa beneficia, além dos moradores da zona rural, a biodiversidade. Desenvolvimento econômico sim, mas alinhado com o social e ambiental. É nisso que a Atlantic acredita.

Confira as fotos da instalação de fossas ecológicas na Associação Açussena: