20/03/2018

Projeto Gastrô incentiva empreendedorismo em comunidade na Bahia

Ação é apresentada no segundo capítulo da série #AtlanticSustentável

Trabalhar em parceria com as comunidades próximas aos empreendimentos eólicos faz parte da alma sustentável da Atlantic Energias Renováveis. Um bom exemplo disso acontece na Bahia, nos arredores do Complexo Eólico Morrinhos. Lá, moradores recebem aulas de gastronomia focadas em gerar oportunidades para o aumento da renda familiar e fomentar a alimentação saudável. É o Projeto Gastrô, destaque da série #AtlanticSustentável de março.

Em oficinas gastronômicas, os participantes aprendem a preparar refeições utilizando iguarias regionais. O propósito dessa iniciativa voluntária da Atlantic, que carrega o selo do Programa de Valorização Histórica, é que a memória coletiva das comunidades seja preservada através da valorização da biodiversidade e da culinária local.

Moradora da zona rural de Campo Formoso, Matizalena Dias Cruz conta que prepara as receitas que aprendeu tanto para a família, quanto para angariar fundos da reforma da igreja local. Engajada no desenvolvimento da comunidade Borda da Mata, garante que também pretende passar o aprendizado das aulas aos que não puderam participar da oficina.

Assim como ela, muitas donas de casa da região vendem “quentinhas” para complementar a renda familiar. Por isso, os professores dos workshops ensinam noções de empreendedorismo, além de dar suporte comercial referente à composição dos preços de venda e à elaboração da ficha técnica do cardápio.

Regras de higiene previstas em normas de saúde são ensinadas em palestras que antecedem as aulas práticas. Os participantes também recebem cartilhas que incentivam o combate à contaminação de alimentos, o descarte correto de lixo, os cuidados fundamentais com a água, entre outras boas práticas alimentares.

“Esses cursos gratuitos na comunidade são muito bons porque a gente só doa nosso tempo e a vontade de aprender”, admite Telma Cruz de Souza, uma das primeiras participantes do Projeto Gastrô.

Confira fotos da oficina gastronômica realizada na comunidade Borda da Mata: