19/12/2017

Santa Vitória do Palmar celebra aniversário como exemplo de energia sustentável

Sede do maior empreendimento da Atlantic completa 162 anos

O Rio Grande do Sul é o quarto colocado no ranking nacional de produção de energia eólica e tem em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado, um de seus maiores polos de energia renovável.

A cidade com cerca de 31 mil habitantes celebra hoje, 19 de dezembro, 162 anos. E pode se orgulhar de contribuir ativamente para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do país.

É em Santa Vitória do Palmar que está localizado o maior empreendimento da Atlantic Energias Renováveis. O Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar conta com 69 aerogeradores, os maiores e mais potentes do Brasil, 3 subestações, 21 km de linhas de transmissão e 68 km de estradas de acessos em uma área arrendada de 10.424 hectares.

O empreendimento começou a ser construído em agosto de 2015 e iniciou sua operação comercial plena no segundo semestre de 2017. Ao todo, o projeto conta com potência instalada de 207 MW e recebeu investimento de R$ 1,3 bilhão.

Ações socioambientais realizadas pela Atlantic na região contribuem para um avanço sustentável das comunidades vizinhas ao complexo. Um destes projetos engloba o patrocínio à horta da Escola Municipal Oscar Machado e incentiva as crianças a se alimentarem de forma saudável desde cedo. O programa Ao Som do Vento, transmitido pela Rádio América FM, também recebe o apoio da empresa e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre licenciamento ambiental, a importância da energia eólica e informar os ouvintes a respeito de temas como saúde, reciclagem e valorização histórica da região.

Bons ventos sopraram para o desenvolvimento de Santa Vitória do Palmar nos últimos anos e a cidade caminha para um futuro cada vez mais sustentável.