17/07/2019

Sistema de captação de água beneficia comunidade da BA

Iniciativa da Atlantic contribui com a sustentabilidade e melhora da qualidade de vida da população

Uma comunidade inserida no entorno do Complexo Eólico Morrinhos, no município de Campo Formoso, Bahia, agora conta com um sistema inovador de desinfecção de água da chuva, batizado de Aqualuz. O empreendimento é mais uma demonstração de pioneirismo da Atlantic Energias Renováveis, em parceria com a Marrikah Consultoria.

De baixo custo de produção e manutenção, o dispositivo torna a água de chuva própria para o consumo humano. O processo de purificação da água armazenada em cisternas – equipamentos comuns nas regiões de atuação dos empreendimentos da Atlantic – realizado por meio da radiação solar, torna defasadas soluções comumente adotadas como cloração, filtro de barro e fervura da água.

O Aqualuz foi desenvolvido pela startup de impacto socioambiental Safe Drinking Water for All, premiada e reconhecida por instituições como Organização das Nações Unidas (ONU), Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Imagem: Safe Drinking Water For All

O sistema se adapta facilmente à realidade das famílias que dependem da água de cisternas, pois possui alta durabilidade, é fácil limpar, utilizando somente água e sabão, não necessita de manutenção externa e nem de energia elétrica para seu funcionamento. Além disso, o sistema não usa produtos químicos, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Desta forma, a iniciativa apoiada pela Atlantic contribui com a sustentabilidade de todo o ciclo da água, desde captação de águas pluviais, desinfecção para consumo, tratamento de águas residuárias por meio de fossas sépticas até seu reaproveitamento em quintais produtivos.

A construção de parcerias deste tipo ajudam a difundir novas tecnologias aderentes às realidades de comunidades locais. Essa é umas das missões da Atlantic: melhorar a saúde e qualidade de vida da população.

Confira fotos: