08/10/2018

Visita a Complexo marca um ano de P&D

Projeto pioneiro da Atlantic criou pesquisas que repercutiram no mercado

Lançar tendências, eis um atributo cada vez mais reconhecido na Atlantic Energias Renováveis dentro de seu mercado. A criação da área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) é mais um passo neste sentido. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a empresa tem desenvolvido estudos inovadores sobre climatologia e previsão eólica, tendo apresentado resultados nos mais importantes eventos do setor, como AWEA WindPower Conference (Chicago – EUA), Brazil WindPower (Rio de Janeiro – BRA) e WindEurope Conference (Hamburgo – ALE), todos apenas em 2018.

A novidade mais recente, que representa o marco do primeiro ano de trabalho da área, foi a visita de toda a equipe do projeto ao Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, maior empreendimento da companhia, localizado no Rio Grande do Sul. Treze pessoas do time, dentre os quais graduandos, mestrandos, doutorandos e professores, acompanharam a Analista de Ativos e P&D, Mayara Miqueletti, e o Gerente de Ativos e P&D da empresa, Eduardo Dias, para conhecer na prática o funcionamento dos parques e do centro de operações, com o objetivo de complementar os estudos técnicos e teóricos.

Eles puderam acompanhar o dia a dia do Complexo, ampliar a visão sobre o empreendimento, tirar dúvidas sobre processos e funcionamento, além de interagir com os trabalhadores de campo, na intenção de adquirir novos insumos que ajudem na otimização das práticas operacionais.  

“A Atlantic teve uma ação inovadora ao promover a visita ao complexo eólico e isso confirma sua busca constante por desenvolvimento. A iniciativa de unir o projeto, pesquisa e operação é um dos fatores que nos coloca na vanguarda do conhecimento”, afirma Eduardo Dias.

Dessa maneira, a integração sinérgica de setores diferentes, mas complementares, colabora positivamente com o esforço por melhores resultados, o que comprova o papel pioneiro da companhia e sua contribuição para impulsionar a performance e progresso do setor eólico nacional.